A segunda pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data no segundo turno da eleição à Prefeitura de Porto Alegre aponta vitória de 58% dos votos válidos para o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) contra 42% para a deputada federal Maria do Rosário (PT). A pesquisa foi divulgada no final da tarde de segunda-feira (21/10) pela TV Record RS. Não levando em conta os votos válidos, Sebastião Melo contabiliza 55% da preferência dos eleitores, contra 40% dos votos na deputada federal Maria do Rosário. Outros 3% disseram que irão votar em branco ou nulo e 2% disseram não saber ou não responderam.
O instituto entrevistou mil eleitores de Porto Alegre entre os dias 18 e 19 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Sebastião Melo (MDB): 55%
Maria do Rosário (PT): 40%
Não sabe/não respondeu: 3%
Nenhum/branco/nulo: 2%
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RS-00932/2024.
O nível de confiança é de 95%. CONFIRA AS OUTRAS PESQUISAS DO REAL TIME BIG DATA
Na pesquisa do dia 15 de outubro, apenas com os votos válidos, Melo tinha 57% contra 43% de Rosário. Ainda no primeiro turno, a pesquisa Real Time Big Data do dia 30 de setembro apontava a possibilidade de Sebastião Melo ganhar a disputa no primeiro turno. No cenário estimulado, Melo tinha 44% das intenções de voto, Maria do Rosário 23%, Juliana Brizola (PDT) 19% e Felipe Camozzato (Novo) com 4%. Na época, em comparação com a pesquisa do dia 3 de setembro, realizada pelo mesmo instituto, era possível verificar um avanço de Melo, acima da margem de erro, uma vez que tinha 40%. Também apontava um aumento no percentual dos votos para Juliana com 13%, enquanto Rosário caia para 32%.
Naquela ocasião, o cenário para o segundo turno apontava vitória de Melo por 53% contra os 35% de votos para Maria do Rosário. Indicava também 6% de nulo ou branco e 6% de indecisos ou que não responderam.