top of page

MARCHA PELAS RUAS DE PORTO ALEGRE DÁ INÍCIO ÀS ATIVIDADES PREPARATÓRIAS AO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL


Centenas de pessoas participaram da Marcha de Abertura do Fórum Social das Resistências e do Fórum Social Justiça e Democracia (FSMJD), no final da tarde desta terça-feira (26/4), em Porto Alegre. A partir de quarta-feira (27/4), a capital gaúcha assume um papel político importante, com a realização de diversas atividades preparatórias ao Fórum Social Mundial, que neste ano será realizado no México, de 1º a 6 de maio. Além das críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro, durante a Marcha que saiu do Largo Glênio Peres em direção à Esquina Democrática, descendo a Borges de Medeiros, passando pelo Largo Zumbi de Palmares e encerrando a caminhada na Ponte dos Açores. A programação dos fóruns é extensa e faz parte da estratégia para enfrentar a ascensão da extrema direita, responsável pelos retrocessos sociais, pela crise econômica e, consequentemente, pelo aumento da miséria que sacrifica o povo brasileiro. O Fórum das Resistências, que está na sua terceira edição, vem produzindo debates sobre os mecanismos para fortalecer a democracia, a partir do pleno exercício cidadania e da busca constante por alternativas capazes de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e nos países da América Latina.


Já o FSMJD promove a sua primeira edição, com discussões e debates sobre o sistema de Justiça no Brasil e a necessidade, cada vez mais urgente, de repensar estas estruturas que perpetuam as desigualdades e penalizam a população mais pobre e vulnerabilizada.


DILMA ROUSSEFF NA ABERTURA OFICIAL A abertura oficial será às 19 horas de quarta-feira (27/4), no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a presença de Dilma Rousseff. A ex-presidenta é uma das convidadas da mesa "Vítimas do Sistema de Justiça", uma das cinco mesas de eixos temáticos, que serão desmembradas em mais de 70 outras atividades autogestionadas que integram a programação do FSMJD. Além da ex-presidenta Dilma Rousseff, a atividade contará com a participação da advogada indígena Fernanda Kaingang, de Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, vereadora (PSOL) assassinada em 2018; da pedagoga Ana Paula Oliveira, uma das fundadoras do coletivo Mães de Manguinhos, do Rio de Janeiro; e do jornalista Luís Nassif, colunista independente do Jornal Gente Nova (GGN). A mediação ficará a cargo de Tânia Maria Saraiva de Oliveira, advogada da Coordenação Executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).


EIXOS TEMÁTICOS O FSMJD terá cinco eixos:

  1. Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais;

  2. Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados;

  3. Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça;

  4. Democracia, Comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça;

  5. Perspectiva transformadora do Sistema de Justiça e a centralidade da cultura nesse processo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Confira nos links abaixo a programação completa e a ficha de inscrições para participar: Fórum Social das Resistências: Programação | InscriçõesFórum Social Mundial Justiça e Democracia: Programação | Inscrições

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page