top of page

MANIFESTAÇÕES CONTRA O GOVERNO BOLSONARO LEVARAM MULTIDÕES ÀS RUAS EM MAIS DE 70 CIDADES DO BRASIL


O movimento "Bolsonaro Nunca Mais" promoveu manifestações em mais de 70 cidades do Brasil, no sábado (9/4), levando multidões às ruas em protesto à crise social e econômica que assola o país. Os atos foram organizados pela Frente Povo Sem Medo, que reúne entidades sociais, como o MTST, MST, Marcha Internacional das Mulheres, além de centrais sindicais e partidos de esquerda e centro-esquerda. Os manifestantes responsabilizam o governo federal pelo aumento do desemprego e da inflação e, consequentemente, pela alta dos preços dos alimentos e dos combustíveis, levando milhões de brasileiros a conviver com a fome e com a miséria.


As manifestações deste sábado deram continuidade às mobilizações realizadas ao longo de 2021, em que multidões de brasileiros saíram às ruas para pedir o impeachment do presidente, a agilidade na compra das vacinas contra a covid e o auxílio emergencial no valor de R$ 600.


Em Porto Alegre, o ato iniciou por volta das 15h, com concentração no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público e ao lado da prefeitura. Lideranças políticas e representantes dos movimentos sociais ressaltaram a importância dos partidos de oposição buscarem unidade para derrotar Bolsonaro.


Durante o protesto foram realizadas intervenções culturais e os artistas se pronunciaram em relação ao veto de Bolsonaro à lei Paulo Gustavo. Os manifestantes realizaram uma caminhada até o Largo Zumbi de Palmares, no bairro Cidade Baixa, marcando o encerramento do ato político na capital gaúcha.


Também foram realizadas manifestações em Caxias do Sul, Pelotas, Bagé, Novo Hamburgo, Rio Grande e Santana do Livramento.

O protesto realizado na Praça da República, em São Paulo, foi o que reuniu maior público entre as cida brasileiras, cerca de 30 mil pessoas.


De acordo com os organizadores não foram registrados incidentes ou confrontos de manifestantes com a PM.


No entanto, a reportagem da Ponte Jornalismo flagrou a PM obrigando manifestantes a retirarem suas máscaras, alegando que isso constituiria uma “quebra da ordem”.


A dispersão, segundo o repórter Daniel Arroyo, estava ocorrendo normalmente, mas a PM acelerou a retira de quem ainda estava no local, o que foi considerado um exagero pelos manifestantes.


Cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Bahia, São Luís, Goiânia, Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, e Maceió também registraram grande concentração de manifestantes.

 
 
  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page