Ao que tudo indica, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o próximo presidente do Brasil. Em todas as pesquisas de intensão de voto realizadas recentemente, o ex-presidente está na frente. Em seis das sete últimas sondagens, existe a possibilidade de Lula ser eleito ainda no primeiro turno.
Nesta quinta-feira (23/6) foi a vez do Datafolha divulgar os resultados da enquete que fez junto aos eleitores. Na estimulada, o resultado aponta para uma vitória de Lula no primeiro turno com 53,4% dos votos válidos, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 28%, e Ciro Gomes (PDT) com 8% da preferência dos eleitores. Nenhuma das demais candidaturas ultrapassa os 2% das intenções de voto. André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU). Ao computar o total de votos, Lula aparece com 47% contra 41% relativos à soma dos demais candidatos, vencendo as eleições no primeiro turno.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022, a pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23/6 e ouviu 2.556 eleitores, em 181 cidades. De acordo com o Datafolha, Lula tem 19 pontos de vantagem contra Bolsonaro. A pesquisa custou R$ 473.780,00 e tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. Os eleitores que não sabem em que votar somaram 4% e os que votarão branco ou nulo chegaram a 7%.
De acordo com um levantamento realizado pelo site Poder360, na quarta-feira (22/6) ,as eleições deste ano podem ser decididas já no primeiro turno. Das seis últimas pesquisas eleitorais, cinco indicam a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer já no dia 2 de outubro. "Em 2 estudos –Genial/Quaest e Datafolha– Lula vence fora da margem de erro já no 1º turno. Outros 3 –XP/Ipespe, BTG Pactual/FSB e PoderData– indicam empate técnico entre as intenções de voto de Lula com a soma dos percentuais dos demais pré-candidatos, dentro da margem de erro. No Paraná Pesquisas, a distância é maior e haveria 2º turno", observa a reportagem.