top of page

Livro que aborda o direito à Educação de Jovens e Adultos será lançado quinta (9/11), na FACED UFRGS


O livro “Pé no chão! Na construção e defesa da EJA pública e popular” será lançado na Faculdade de Educação da UFRGS, a partir das 18h, com sessão de autógrafos das (os) autoras(es). É uma produção coletiva e independentes com 18 artigos de mais quarenta pesquisadores, militantes e ativistas da educação pública. O livro, obra coletiva com diversos(as) autores(as), foi organizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre, Marco Mello e César Rolim. A obra traz temas como o Mapa da EJA em Porto Alegre, diagnóstico da demanda potencial, planejamento da política pública, Plano Municipal de Educação, financiamento, matrículas, história da modalidade, alfabetização nas Totalidades Iniciais, experiências e relações universidade-escola, organização curricular, política cultural, legislação, lutas associativas, inclusão, população em situação de rua, ensino remoto sob a pandemia e perspectivas de continuidade dos estudos no Ensino Médio e profissionalização.


Na RME, 31 escolas oferecem a modalidade EJA para o público. Com exceção da Escola Porto Alegre (EPA) e do CMET Paulo Freire, localizadas na região central, a expressiva maioria está localizada nas comunidades periféricas. César Rolim lembra que “a expressão “Pé no chão!” remete ao fato de que "conhecemos a realidade das escolas onde trabalhamos, enquanto educadores do serviço público, temos o vínculo e o compromisso com as pessoas que vivem neste contexto. A luta é pela educação pública, com viés popular (para e com o povo) que estimule a leitura crítica e potencialize a transformação da realidade”.


Durante o evento, que terá certificação para as(os) participantes, ocorrerão as apresentações dos Tambores de Freire, grupo de percussão com estudantes e educadores da EJA, em alusão ao mês da Consciência Negra.


Haverá um painel com os autores Elmar Soero (CMET Paulo Freire), Renato Farias e Marcelo Stoduto (ambos da EPA) e Malu Medeiros (Judith de Araújo), seguido de debate e sessão de autógrafos de autoras(es) do livro.


Compareçam!

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page