A Fundação Ecarta lança livro-reportagem sobre situação da doação de órgãos nesta quinta-feira (30/11), às 19 horas, na Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre. A obra tem 248 páginas e é uma publicação da Carta Editora, com reportagens dos jornalistas Flávio Ilha, Marcia Anita, Stela Pastore e Valéria Ochôa e fotografia de Igor Sperotto. O médico Valter Duro Garcia, uma das maiores referências em transplantes do país, assina o prefácio da publicação.
A proposta do livro-reportagem surgiu no âmbito do projeto Cultura Doadora, mantido pela Fundação Ecarta há 11 anos para contribuir na formação de uma cultura de solidariedade e de uma atitude proativa para a doação de órgãos e tecidos, bem como na qualificação da infraestrutura de atendimento à saúde no Rio Grande do Sul.
A reportagem analisa particularmente a situação do Rio Grande do Sul – estado pioneiro na área de transplantes e um dos maiores transplantadores do país, mas que na última década estagnou na doação de órgãos, perdendo a liderança para estados com menos tradição, como Santa Catarina, Paraná e Ceará.
O livro apresenta as experiências de sucesso em doação de órgãos dos estados de Santa Catarina e do Paraná e dos países da Espanha e Estados Unidos – dois modelos referências; a realidade dos bancos de tecidos; o protagonismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul para a definição de um plano estadual para o Rio Grande do Sul e a organização da sociedade civil para conscientizar a sociedade e qualificar o Sistema.
* Com informações do Sul21