top of page

LIVE ABORDA A TRAJETÓRIA DE UM SÉCULO DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL, NESTA SEGUNDA (21/3), ÀS 19H

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Rio Grande do Sul promove uma "live", a partir das 19h desta segunda-feira (21/3), com transmissão ao vivo pela tvgrabois, no YouTube; e pelo portalgrabois, no Facebook. Participam da atividade a deputada federal Jandira Feghali, vice-presidenta nacional do partido; Juliano Roso, presidente da sigla no RS, Diorge Konrad, historiador e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e Bruna Brelaz, presidente da UNE. A atividade será apresentada pelo vice-presidente do partido no estado, Antônio Augusto Medeiros, tendo como mediadora a vereadora Maria Rita Py Dutra, de Santa Maria.

Em reunião no dia 18 de março de 2022, a Comissão Política Nacional (CPN) do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou, por unanimidade, o documento PCdoB: um século de lutas em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo. O texto foi apresentado por Renato Rabelo, que ressaltou sua dimensão histórica e importância política e ideológica. Da mesma forma, Luciana Santos, presidenta do PCdoB, avaliou o documento como de grande relevância para o centenário do Partido.


O documento, a ser referendado pelo Comitê Central, traça um perfil do Partido Comunista do Brasil em seu centenário, destacando sua luta em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo. Percorre a história em suas múltiplas faces, relatando e analisando etapas que se sucedem em ciclos de autoritarismo e democracia, nos quais os comunistas mantiveram sua conduta de lutar pelos direitos do povo e pelos interesses do país.


É uma construção alicerçada nos documentos Cinquenta anos de luta, de 1972², e PCdoB: 90 anos em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo, de 2012³, ambos aprovados pelo Comitê Central. O período mais recente está aportado em documentos congressuais e resoluções do Comitê Central.


O texto Cinquenta anos de luta foi redigido por Maurício Grabois e João Amazonas, que vivenciaram a história do Partido desde seus primeiros anos, depois aprovado pelo Comitê Central. O PCdoB: 90 anos em defesa do Brasil resultou de extensa pesquisa, partindo do documento de 1972. No período mais recente, os documentos do Partido constituem um manancial de informações e análises, uma profícua produção coletiva.


Este documento está estruturado de forma a dar ao leitor um painel pormenorizado do Partido, começando por explicar as condições que levaram ao seu surgimento. Depois percorre as etapas históricas, passa pelas gerações e o legado, e conclui com as sínteses orientadoras da atuação e construção do Partido e a nova luta pelo socialismo. Foi elaborado por uma comissão formada por Adalberto Monteiro, Fernando Garcia e Osvaldo Bertolino, sob a coordenação de Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente do PCdoB.

Clique aqui para acessar o documento em PDF.

  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page