top of page

JUSTIÇA ANULA DEMISSÕES E MANDA A RENAULT REINTEGRAR 747 TRABALHADORES


REDE BRASIL ATUAL - Em greve há 15 dias, os trabalhadores da Renault em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, farão nova assembleia nesta quinta-feira (6), a partir das 14h, já com a notícia de que uma decisão judicial anulou as demissões feitas pela empresa em 21 de julho. A juíza Sandra Mara de Oliveira Dias, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região, declarou nulas as 747 dispensas, determinando imediata reintegração. Cabe recurso.


A magistrada fixou ainda multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento, até o limite de R$ 1 milhão. O valor eventualmente pago deve ser destinado à associação mantenedora de um hospital infantil na região.


“Assim, tem-se que a dispensa coletiva sem prévia negociação coletiva (efetiva e não meramente formal) viola frontalmente a Constituição Federal, em especial os princípios constitucionais da intervenção sindical nas questões coletivas trabalhistas, do diálogo social e da valorização da negociação coletiva”, disse a juíza em sua decisão, citando os artigos 8º e 114 da Carta. Ela citou ainda convenções da Organização Internacional do Trabalho que tratam de dispensa e negociação coletiva.


A juíza do TRT do Paraná contesta, inclusive, trecho da “reforma” trabalhista de 2017. Ela argumenta que, “tanto do plano constitucional quanto do internacional”, existe necessidade de negociação coletiva prévia para dispensa coletiva.

NEGOCIAÇÃO

“A decisão judicial desta quarta-feira é uma demonstração de que nós estamos certos”, comentou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka. “Mas sabemos que somente o dialogo poderá resolver o problema. Durante todo esse tempo, o sindicato sempre esteve disposto e reivindicou o bom senso por parte da empresa para que aceitasse sentar para negociar e achar uma solução razoável tanto para os trabalhadores como para a empresa.”


Depois de os metalúrgicos recusarem uma proposta de flexibilização que incluía programa de demissões voluntárias, em 21 de julho a empresa demitiu 747 de um total aproximado de 7.300 funcionários. Segundo o sindicato, boa parte deles “com problemas de saúde  como Covid-19, isolamento obrigatório e doenças ocupacionais e comuns”.


No dia seguinte, os trabalhadores entraram em greve. O sindicato afirma inda que a empresa descumpre lei estadual (15.426, de 2007) que restringe demissões em empresas que recebem benefícios fiscais.

 
 
  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page