Deborah Finocchiaro e Roger Lerina apresentam a 43ª edição do “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados” com o tema "Mulheres, à Revolução!, recebendo como convidadas a violinista, cantora, compositora e doutora em música Clarissa Ferreira e a atriz, diretora e ativista feminista Juçara Gaspar para compartilhar canções, textos, poemas, ideias e relatos sobre a história das mulheres, o universo feminino, as obras das artistas – e, sempre, sobre a vida e a arte. Essa edição contará com a pintura ao vivo por Alexandre Carvalho A21 e será realizada no dia 24 de agosto, às 20h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). Os ingressos custam R$ 30 e estão à venda na bilheteria e no site.
CONVIDADAS
Clarissa Ferreira é violinista xucra cyborg, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora de Bagé. Bacharela em violino (UFPEL), mestra (UFRGS) e doutora (Unirio) em etnomusicologia. Musicista de formação violinística eurocêntrica que se desgarrou para buscar outras formas de compreender o instrumento, nesses caminhos atuou na música regional gaúcha por cerca de oito anos, em produções fonográficas e festivais. Do contato com a cultura gaúcha vieram as indagações que a levaram para suas pesquisas acadêmicas. O resultado foi a criação do blog “Gauchismo Líquido” em 2014, uma dissertação de mestrado naquele mesmo ano, uma tese de doutorado em julho de 2018 e um single intitulado "Manifesto Líquido", lançado também em 2018.
Juçara Gaspar é mãe-atriz, diretora, professora e autora de textos para teatro; mãe-licenciada em artes cênicas pelo DAD/UFRGS; mãe-mestranda em artes cênicas no PPGT da UDESC. Integra dois grupos de teatro: o Santo Qoletivo e a Cia Dramática, da qual é cofundadora – companhia na qual atua, pesquisa e trabalha sobre temáticas femininas há mais de 13 anos. Em 2022, iniciou trabalho de pesquisa e docência no CURARTE – Práticas Cênicas para o Bem Viver, grupo formado por pesquisadoras(es) da UDESC, promovendo aulas e oficinas de teatro. Ministra a oficina de teatro para mulheres “Mulher e Memória”, com a qual circula em coletivos, casas de acolhimento a vítimas de violência e organizações feministas. É mãe do Ariel (24 anos) e do Francisco (5).
SARAU VOADOR – LITERATURA E IMPROVISOS TRANSCRIADOS
Desde março de 2018, foram realizadas em média duas edições por mês do projeto, em diferentes espaços culturais da Capital e do interior do Rio Grande do Sul, além do Ceará. Durante esse período de distanciamento social, foram realizadas três lives e quatro edições virtuais, trazendo diversos temas e convidados. Versátil e itinerante, o Sarau Voador reúne variadas manifestações artísticas em um encontro marcado pela liberdade criativa, pelo compartilhamento e pela transposição de linguagens. Contando sempre com convidados, o evento compartilha com o público os diversos olhares e leituras sobre um determinado tema, obra ou criador. Uma construção conjunta e participativa entre anfitriões, convidados e plateia.
FICHA TÉCNICA
Apresentação e curadoria: Deborah Finocchiaro e Roger Lerina
Convidados: Clarissa Ferreira e Juçara Gaspar
Pintura ao vivo: Alexandre Carvalho A21
Produção: Debora Bregalda
Assessoria de imprensa: Grazieli Binkowski
Social media: Gabrielle Gazapina
Captação e edição de imagens: Priscila Luz
Hino do Sarau (canção “Todo Mundo pro Mundo”): Laura Finocchiaro
Coordenação de produção, roteiro e direção geral: Deborah Finocchiaro
Parceria cultural: site Roger Lerina, Tomo Editorial e Festipoa Literária
Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados
SERVIÇO
O que: Sarau Voador edição 43 “Mulheres, à Revolução”
Quando: 24 de agosto | quarta-feira | das 20h00 às 21h30min
Onde: Instituto Ling | Av. João Caetano, 440, Três Figueiras, Porto Alegre, RS