A atual presidenta do Centro dos Professores e Funcionários de Escola do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS-Sindicato) Helenir Aguiar Schürer, da chapa 2, foi reeleita com 11.897 mil votos, com 44,2% dos votos válidos, e seguirá no cargo até 2024. Na segunda colocação ficou a Chapa 3, liderada por Candida Rossetto, que somou 9.583 votos, que representa 35,6% dos votos válidos. A Chapa 1, encabeçada por Cleusa Werner obteve 5. 409 votos, com 20,1% dos votos válidos. A votação foi realizada entre a quarta (26/5) a sexta-feira (28/5) da última semana.
Esta é a primeira vez na história da entidade que a votação foi realizada de forma virtual em função das restrições impostas pelo distanciamento social. O CPERS conta com 80 mil sócios e o processo contou com a participação total de 27.207 eleitores, resultando em 26.889 votos válidos. A eleição na entidade deveria ocorrer em 2020, mas foi adiada em função da pandemia de coronavírus.
Com a vitória, Helenir Aguiar Schürer vai cumprir o seu terceiro mandato à frente da entidade. “Continuaremos com nossa caminhada em busca de melhores condições de trabalho neste momento de pandemia para os nossos colegas e, principalmente, dar toda a força possível para uma mesa de negociação para discutirmos salários, que é o nosso grande desafio”, argumentou Helenir, que é formada em Letras pela Faculdade Dom Bosco, do município de Santa Rosa, e leciona na rede estadual há mais de três décadas.