GOVERNO MELO E AS PRÁTICAS HIGIENISTAS: SEGURANÇAS DO HPS ESPANCAM E EXPULSAM MORADOR DE RUA
- Alexandre Costa
- 31 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

O Movimento Vidas Negras Importam recebeu uma grave denúncia de agressão física a um idoso negro, em situação de rua, ocorrida no domingo 27 de maio, no Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre/RS. As pessoas que tentavam filmar também foram agredidas. As imagens que estão circulando nas redes sociais mostram seguranças privados do HPS expulsando e batendo no morador de rua. As duas mulheres que gravaram as cenas também foram agredidas.
A conduta dos seguranças do HPS é uma demonstração das práticas higienistas contra a população em situação de rua, denunciadas dois dias antes (25/5) pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA), durante debate na Câmara de Vereadores. A entidade alertou para as ocorrências de situações de violação de direitos humanos e internações involuntárias.
Está cada vez mais evidente que as políticas do prefeito Sebastião Melo estão voltadas para a iniciativa privada. A prioridade da atual gestão é fazer negócios e atender o mercado. A Prefeitura deveria ampliar as políticas públicas e o atendimento aos que mais necessitam. Porém, o projeto neoliberal do governo Melo quer "limpar" a cidade, tentando esconder a miséria e as desigualdades sociais que estão cada vez mais visíveis em Porto Alegre.