top of page

GOVERNO FEDERAL INCLUI TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NO GRUPO PRIORITÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19


Surtiu efeito a pressão dos movimentos sociais, entidades de classe e políticos de oposição ao governo Bolsonaro para que os professores fossem incluídos no grupo prioritário dos profissionais que devem receber a vacina contra a Covid-19. Em documento encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite da última terça-feira à noite (2/3), o Governo Federal informou a inclusão dos trabalhadores da educação no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19.


Uma nota do Ministério da Saúde afirma que o ambiente de escolas e universidades é potencial na exposição à infecção pelo coronavírus. Assinada pela Secretaria de Vigilância em Saúde, o documento explica que "principalmente no ensino básico, esses profissionais possuem contato com muitos alunos simultaneamente, é de extrema relevância a vacinação dos trabalhadores da educação". Também destaca que o fechamento das escolas no ano de 2020 impossibilitou evidências mais robustas sobre seu papel nas cadeias de transmissão e que é preciso também avaliar os impactos psicossociais e socioeconômicos da interrupção das aulas.


A manifestação do governo foi tomada no âmbito de uma ação movida pela Rede Sustentabilidade que cobra um detalhamento das ações e de qual a prioridade de vacinação contra Covid-19. O processo é relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski.


"É importante promover a proteção dos trabalhadores da educação, principalmente em um contexto de retomada das atividades. No entanto, sua priorização não deve se dar em detrimento dos grupos de maior risco de agravar e morrer pela doença. Impende destacar ainda que os trabalhadores da educação que estiverem dentro de algumas das condições de risco agravantes da covid-19 serão priorizados nos respectivos grupos característicos", ressalta a nota da Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde.

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page