
Em investida sem precedentes, governo etíope bombardeia capital do Tigray. Mekelle é alvo de ataques aéreos das forças etíopes pela primeira vez no conflito com separatistas de Tigray. Investida deixa civis mortos e feridos e afeta infraestruturas de comunicação das tropas rebeldes. A capital de Tigray, na Etiópia, foi bombardeada na segunda-feira (18/10), por ataques aéreos dos militares etíopes. São os primeiros bombardeamentos a Mekelle desde o início do conflito que devasta a região há um ano. Segundo fontes médicas, ao menos três pessoas morreram, incluindo crianças, e vários civis ficaram feridos. A AP NEWS publicou o vídeo abaixo.
Os ataques aéreos atingiram as infraestruturas de comunicação utilizadas pelos rebeldes da Frente de Libertação do Povo de Tigray (TPLF, na sigla em inglês). Em função do apagão de comunicação naquela região, as principais agências de notícias do mundo buscam informações sobre a situação dos civis que residem ou trabalham nas áreas afetadas. A capital Mekelle não registrava confrontos desde o final de junho, quando as forças rebeldes de Tigray retomaram grande parte da região e as tropas etíopes se retiraram. Estes ataques aéreos acontecem dias depois que uma nova ofensiva militar contra as forças de Tigray, que lutam contra as forças etíopes e seus aliados há quase um ano.

O conflito na região eclodiu em novembro passado, depois que o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, enviou tropas a TPLF. Desde então, a região vive uma crise humanitária onde milhares de pessoas foram mortas e outros 2 milhões foram forçadas a fugir de suas casas.