top of page

FERNANDA MELCHIONNA (PSOL) ESTÁ EM GENEBRA E VAI ENTREGAR RELATÓRIO FINAL DA CPI DA COVID À ONU

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) está em Genebra, na Suíça, e pretende entregar o relatório final da CPI da Covid ao Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos. De acordo com a parlamentar, a entrega do documento “é um primeiro passo na luta pela responsabilização e condenação do presidente da República por ter sabotado o combate à pandemia no país, o que levou a mais de 600 mil óbitos por coronavírus”. A deputada gaúcha revelou que será feito “um chamado internacional em Genebra para alertar que Bolsonaro, como um dos principais representantes da extrema-direita no mundo, é um perigo para todos os países do planeta”.


A partir de segunda-feira (25/10), Melchionna participa da reunião do Grupo de Trabalho Intergovernamental de Composição Aberta do Conselho de Direitos Humanos da ONU, onde será discutida a construção de um Tratado Vinculante das Nações Unidas sobre Organizações Transnacionais em Matéria de Direitos Humanos. A parlamentar foi convidada pela organização The Left, que congrega membros de partidos políticos de esquerda que possuem representação no Parlamento Europeu.


CRIMES CONTRA A HUMANIDADE

Divulgado na quarta-feira (20/10), o relatório final da CPI do Genocídio, ressalta a gravidade dos episódios ocorridos no país no período da pandemia de coronavírus. Os senadores classificaram os envolvidos em três modalidades de crimes contra a humanidade. No documento final, elaborado por Renan Calheiros (MDB-AL), foram quatro os episódios apontados como característicos de crimes contra a humanidade: o colapso sanitário de Manaus, os experimentos com cobaias humanas da Prevent Senior e da proxalutamida, e a atuação contra os povos indígenas. No total, foram 11 pessoas acusadas de cometimento desse tipo de crime em três modalidades: extermínio, perseguição e outros atos desumanos. O presidente Jair Bolsonaro, o ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho, ex-Cidadania), o ex-ministro Eduardo Pazuello, Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde conhecida como “Capitã Cloroquina”, médicos da Prevent e autor dos experimentos da proxalutamida foram imputados nesses crimes.

  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page