top of page

FASCISMO E A SÍNDROME DO MAL SERÁ TEMA DE DEBATE PROMOVIDO PELO PARTIDO DEMOCRÁTICO DA ITÁLIA EM POA


“O Fascismo e a síndrome do mal” é o título da palestra ministrada pelo professor e pesquisador Antonio David Cattani na próxima segunda-feira (12), às 19h30. O painel estreia um ciclo de debates promovido pelo Círculo do Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre. O objetivo é analisar o fenômeno do fascismo em diferentes períodos e países e os paralelos com a atualidade.

Cattani é professor titular do curso de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, autor de vários livros, sua última publicação com o título “A síndrome do mal” (2020), trata das características do fascismo na contemporaneidade. Doutor pela Universidade de Paris, professor-visitante na Universidade de Bolonha, o pesquisador do CNPq tem realizado diversos estudos sobre a temática.


““Experimentamos um período de caos sistêmico global causado pela pandemia e caberá a nós resistir a sedução que as soluções autoritárias podem exercer nos momentos de crise social. Caberá a nós refletir e não tropeçar nas engrenagens do autoritarismo relembrando as experiências do século XX e experiências mais recentes”, adianta a coordenadora do ciclo, Cláudia Antonini.


Advogada, presidente da Associação dos Tradutores Públicos do RS, ela participa do painel juntamente com o advogado, candidato ao parlamento italiano (PD) em 2018 e presidente do Círculo PD Porto Alegre, Fabio Vicenzi e o advogado, vereador de Porto Alegre por dois mandatos (PT), secretário do Círculo PD Porto Alegre e diretor do Laboratório de Pesquisas Públicas e Sociais, Marcelo Sgarbossa.


O ciclo terá um painel mensal com diferentes convidados, sempre na 2ª segunda-feira do mês. As transmissões ocorre pelo facebook @pdportoalegre e pelas radiowebs dirigidas à comunidade italiana da América Latina: bellaciaowebradio.com e brasitaliawebradio.com.

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page