top of page

EXPOSIÇÃO AO CHUMBO MATA CERCA DE 900 MIL PESSOAS POR ANO NO MUNDO E CONTAMINA O MEIO AMBIENTE

Todos os anos, 900 mil pessoas morrem após serem expostas ao chumbo na tinta de parede. Os danos causados pelo chumbo levam a problemas de comportamento, doenças cardiovasculares e até reduzem a fertilidade de quem se contamina com o produto. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alerta para os riscos do contato com o chumbo, que apesar de ter regulação em 87 países, ainda é usado na maioria das nações impondo sérios riscos às pessoas e ao planeta.

O chumbo é um metal muito versátil pela sua maleabilidade, ductilidade, dureza e resistência à oxidação; é, no entanto, um metal tóxico e bioacumulativo, considerado um contaminante ambiental, além de ser ofensivo à saúde humana. Geralmente, o chumbo é adicionado às tintas de parede para fazê-las mais vívidas e resistente à umidade. Para especialistas chegou a hora de parar de minimizar os impactos dos danos químicos para as pessoas e o meio ambiente.

Os danos causados pelo chumbo levam a problemas de comportamento, doenças cardiovasculares e até reduzem a fertilidade de quem se contamina com o produto. De acordo com a Aliança Global, não deve haver mais que 90 microgramas de tinta em cada quilo do produto. Em 2012, apenas 52 países tinham leis obrigando a eliminação do chumbo. Até o próximo ano, o alvo são 100 países. A exposição ao chumbo na infância custa aos países de baixa e média rendas quase US$ 1 trilhão, devido à perda do potencial econômico dessas crianças na fase adulta. Estudos analisados pelo Pnuma revelam que o contato da criança com a tinta que contém chumbo causa perdas econômicas de US$ 977 bilhões por ano. Para a agência da ONU, é hora de parar de minimizar o perigo do chumbo na tinta e partir para uma ofensiva por legislações mais severas. A agência publicou diretrizes (Lead Paint Reformulation Technical Guidelines) que devem ajudar aos produtores a eliminar o chumbo. A iniciativa é parte da campanha do Pnuma, de 20 anos, para acabar com o chumbo na gasolina. O chumbo é altamente danoso e nenhum nível de exposição é considerado seguro.

O chumbo é muito encontrado em playgrounds e móveis. Crianças pequenas, pessoas que trabalham em construção e pintura e muitos que vivem em casas velhas estão mais expostos. Em 2011, o Pnuma e a Organização Mundial da Saúde, OMS, criaram uma aliança para eliminar o chumbo das tintas de parede. A iniciativa é uma parceria voluntária de governos, academia, ONGs e fabricantes de tinta. Pela Aliança Global. Não deve haver mais que 90 microgramas de tinta em cada quilo do produto.


Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page