EPISÓDIO 7 DO PODCAST "DESAPAGA POA": ÁGUA, TRANSPORTE E FLAGRANTES DE PRECONCEITOS DO SÉC XIX AO XX
- Alexandre Costa
- 16 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Neste episódio, a história de dois dos direitos fundamentais à cidade: do acesso à água potável e ao transporte coletivo, que a partir do crescimento das periferias se transformou no grande carma diário para os trabalhadores. E ainda, o flagrante preconceito da visão elitista que surge nos documentos oficiais e na imprensa dos anos 1950 e 1960 a respeito dos lugares de moradia dos mais pobres, como a Doca das Frutas e o Mato Sampaio.

Chafariz da Alfândega (1865 - ca. 1900). Foto: Fototeca Sioma Breitmann - Acervo Museu José Joaquim Felizardo / Reprodução do livro Fontes D’Art no / au Rio Grande do Sul - Cidades / Villes de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande (ALVES, José Francisco, p. 113).
A história de dois dos direitos fundamentais à cidade: do acesso à água potável e ao transporte coletivo, que a partir do crescimento das periferias se transformou no grande carma diário para os trabalhadores. E ainda, o flagrante preconceito da visão elitista que surge nos documentos oficiais e na imprensa dos anos 1950 e 1960, a respeito dos lugares de moradia dos mais pobres, como a Doca das Frutas e o Mato Sampaio.
O Desapaga POA é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores de várias áreas das ciências humanas e traz, nesta primeira série de dez episódios em podcast, diversos temas relacionados a Porto Alegre, que têm como objetivo resgatar a memória e história de negros, negras, negres; indígenas e periferias da cidade. O projeto foi selecionado no edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, da Secretaria Estadual da Cultura - SEDAC/RS - e Fundação Marcopolo e é realizado com recursos da Lei 14.017, de 2020 (a Lei ALDIR BLANC).
A pesquisa, os textos e a elaboração dos roteiros da série PERIFERIAS são de Carlos Raimundo Pereira, Guilherme Maffei Brandalise, Juliana Mohr, Vinícius Furini. A edição é de Vítor Ortiz.
A equipe de locução deste episódio conta com Clara Falcão e Lucas Samuel. Os áudios e a trilha sonora tem a direção e criação de Bebeto Alves, com canções de Nelson Coelho de Castro. Este projeto foi selecionado no edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Secretaria Estadual da Cultura - SEDAC/RS - e Fundação Marcopolo e é realizado com recursos da Lei 14.017 de 2020 (a Lei Aldir Blanc).
FM CULTURA
Os episódios da série estão disponíveis nos principais agregadores de podcasts e são transmitidos, todos os sábados, pela rádio FM Cultura (107.7), apoiadora do projeto.
MATINAL JORNALISMO E PARÊNTESE
O DESAPAGA POA tem o apoio também do Matinal Jornalismo, revista Parêntese e RogerLerina.com; e os conteúdos detalhados ficam disponíveis no site www.matinaljornalismo.com.br/desapagapoa