top of page

EM DOIS CENÁRIOS, PESQUISA AO GOVERNO DO ESTADO DO RS É LIDERADA POR EDUARDO LEITE E ONYX LORENZONI


A pesquisa de intensão de votos do Instituto Paraná Pesquisas para o governo do estado do Rio Grande do Sul, divulgada nesta segunda-feira (23/5), não é nada animadora para os candidatos de esquerda Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSOL). O instituto simulou dois cenários para a disputa ao Piratini: uma com o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e outra sem ele. Mesmo sem ser candidato à reeleição, o ex-governador - que desincompatibilizou do cargo para tentar disputar a eleição presidencial - lidera a disputa com 27,3% das intenções de voto, seguido pelo ex-ministro de Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (PL), que tem 19,2%.


Em um cenário sem Eduardo Leite, a pesquisa é liderada por Lorenzoni, com 21,9% das intenções de votos, seguido pelo pré-candidato do PSB, Beto Albuquerque, que tem 9,5% mas subiria para 12,3%, quando o nome do ex-governador é retirado da simulação. Luis Carlos Heinze (PP), que tem 6,9%, passaria para 7,8%, enquanto Edegar Pretto (PT) passaria de 4% para 4,3%, no cenário sem o ex-governador.


Pedro Ruas (PSOL) tem 3,8%, seguido de Romildo Bolzan com 3,3%, Gabriel Souza com 1,2%, Roberto Argenta com 1% e Ricardo Jobim, com 0,8%.


SENADO

O Paraná Pesquisa também apontou para um empate técnico entre o atual vice-presidente, general Hamilton Mourão (Republicanos), a ex-deputada Manuela d'Ávila (PCdoB) e a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), na disputa ao Senado no Rio Grande do Sul. Mourão aparece com 22,7%, seguida por Manuela, que tem 20,5%, e Ana Amélia que soma 20,4% das intenções de votos.


A diferença de votos entre os três primeiros colocados na pesquisa, está dentro da margem de erro e por isso é considerado empate técnico. Na sequência, aparece Lasier Martins (PDT), que tem 7,5%; seguido de Nelson Marchezan (PSDB), com 3,3%, e da comandante Nádia (PP), que tem 2,7% dos votos. Brancos e nulos somaram 14,4% e indecisos 8,6% do total de entrevistados.


O segundo cenário da pesquisa Em um segundo cenário, com o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) na disputa - com 14,9% das intenções de votos -, Mourão vai a 22%, Manu a 18,4% e Ana Amélia a 17,9%. Martins marca 6,6% e Nádia 2,5%. Brancos e nulos são 10,6% e indecisos 7,1%.


O Paraná Pesquisas ouviu 1540 eleitores gaúchos entre os dias 15 e 20 de maio. O nível de confiança é de 95%.

Opmerkingen


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page