top of page

EDUARDO LEITE ASSUME COMPROMISSO, JUNTO À BANCADA DO PT, DE HABILITAR O RS PARA COMPRA DE VACINAS

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

Durante reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (18/1) com a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT/RS), o governador Eduardo Leite (PSDB) assumiu o compromisso de encaminhar a habilitação que permite ao Rio Grande do Sul entrar na fila para comprar vacinas contra a Covid-19, independente do laboratório que as produziu. O compromisso assumido pelo governo gaúcho, exatamente no dia que marca o início da imunização e da divulgou da quantidade de doses da vacina destinadas para cada um dos 497 municípios, demonstra que o estado busca alternativas ao descaso com que o governo federal tem tratado o tema.

As vacinas serão enviadas para cada coordenadoria regional da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e depois distribuídas de acordo com a quantidade de pessoas do grupo prioritário existentes em cada município. No total, o Rio Grande do Sul dispõe de 341,8 mil doses da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Nesta primeira remessa serão distribuídas 170,8 mil doses. As outras 171 mil serão reservadas para a segunda aplicação. O governo anunciou que Porto Alegre receberá 51,6 mil doses para a primeira aplicação. Porém, o Piratini ainda não dispõe do número exato de vacinas que serão destinados aos demais municípios.


CRITICAS A BOLSONARO

O líder da bancada do PT, deputado Luiz Fernando Mainardi, reiterou as críticas ao governo Bolsonaro, "que não garante hoje sequer a cobertura do público prioritário". Eduardo Leite informou aos deputados que o governo pretende antecipar a vacinação dos professores que, pelo plano nacional, estão em último lugar dentro do público prioritário.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Durante a reunião a bancada petista reivindicou que o governo inclua os profissionais da assistência social e da imprensa no grupo considerado prioritário. “Se não fosse o consórcio dos veículos de imprensa e a cobertura diária dos veículos de comunicação, o quadro da pandemia poderia ser muito pior no país. São duas profissões que estão nas ruas, na linha de frente, prestando serviços essenciais à toda população”, argumentou o deputado Mainardi.

COMISSÃO EXTERNA

Na quinta-feira passada (14/1), a Bancada do PT protocolou junto à Mesa Diretora na Assembleia Legislativa, o pedido de formação de uma Comissão Externa do Parlamento para acompanhar o processo de vacinação. A deliberação sobre o requerimento será tema da primeira reunião da Mesa Diretora, no início de fevereiro. No caso de aprovado o pedido da Bancada do PT, a Mesa faz um um projeto de resolução nomeando a comissão e o tema é votado em plenário.

bottom of page