top of page

Ditadura militar silenciou o médico Josué de Castro e suas ideias inovadoras de combate à fome

ree

Publicada dia 3 de abril no site https://www.brasildefato.com.br e assinada por Afonso Bezerra, a matéria sobre a história do médico e geógrafo pernambucano Josué de Castro é uma demonstração dos prejuízos causados pelo golpe civil-militar de 1964. Ao longo da carreira como médico, Josué se esforçou para revelar as causas políticas, concretas e sociais da fome.


Foi olhando as paisagens desiguais do Recife que ele conseguiu entender as verdadeiras causas da fome, problema grave que afetava a população mundial na metade do século XX e que perdura até os dias atuais Entre 1940 e 1950, desenvolveu uma tese revolucionária que o projetou politicamente, tornando-se embaixador-chefe em Genebra. Porém, foi destituído do cargo pelos governos militares.


Por mais de duas décadas, suas ideias foram desprezadas no Brasil, apesar do reconhecimento internacional a partir do olhar inovador sobre a fome.

Confira o vídeo abaixo e leia a matéria.


 
 
ChatGPT Image 7 de out_edited.png
  • Facebook
  • Youtube

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. 
 

O Esquina Democrática não se submete às avaliações métricas, baseadas em quantitativos que impulsionam visualizações, acessos, curtidas e compartilhamentos. Também não compactua com modelo  de trabalho que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional. 

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
bottom of page