top of page

DIRETOR DE NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR", DA REDE GLOBO, É AFASTADO APÓS DENÚNCIAS DE RASCISMO


A Rede Globo afastou temporariamente, na terça-feira (15/2), o diretor artístico de "Nos Tempos do Imperador", Vinicius Coimbra, em resposta à denúncia de racismo que ele e sua equipe foram alvo durante as gravações da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues procuraram a direção da Globo para reclamar de posturas de Vinícius e sua equipe. As atrizes alegam que Vinicius e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores. Em documentos, inclusive, eles separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro. Até camarins separados havia nos estúdios de Nos Tempos do Imperador.

Na queixa à emissora, Cinnara, Dani e Roberta falaram sobre o episódio em que a trama vacilou ao retratar o “racismo reverso”, envolvendo Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski). A cena causou um pedido de desculpas da autora Thereza Falcão, e Vinícius insistiu que elas e outros atores negros defendessem a novela em entrevista e em redes sociais. Tanto Ricardo Waddington quanto José Luiz Villamarim foram avisados sobre as queixas das três atrizes e disseram a elas e seus representantes que tomariam providências. As gravações começaram em janeiro de 2020.


A Globo contratou consultores para realizar uma revisão histórica e apontar os erros e falhas no texto. Leticia Sabatella e Gabriela Medevedovski, que interpretaram Thereza e Pilar na novela, foram citadas na queixa ao compliance. Elas defenderam as três atrizes em algumas situações e, ao lado de Maicon Rodrigues, o Guebo da trama, tentaram resolver o impasse entre os diretores e as atrizes, que estavam insatisfeitas com o tratamento recebido nos bastidores. Com o passar dos meses e sem nenhuma mudança de comportamento da direção e da produção da novela, Cinnara, Dani e Roberta fizeram uma queixa formal ao setor de compliance da Globo.

留言


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page