DIREITO DE RESPOSTA CONCEDIDO PELO TSE PODERÁ DESFAZER O ESTRAGO DAS FAKE NEWS CONTRA LULA?
- Alexandre Costa
- 19 de out. de 2022
- 1 min de leitura

Apesar de ser uma ótima e inédita notícia, a pergunta que cabe ser feita, a pouco mais de uma semana da eleição, é se o direito de resposta concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para Lula poderá desfazer o estrago causado por Jair Bolsonaro (PL) e suas máquinas de propagar mentiras e calúnias?
Ainda que inédita, a pergunta que devemos fazer é se a decisão do TSE será capaz de reverter os prejuízos à imagem de Lula e também se haverá como recuperar os votos que o petista, porventura, perdeu? A resposta, infelizmente, só teremos nas urnas.
O risco que a democracia brasileira corre é constatar que o crime de Bolsonaro influenciou, de forma irreversível, o processo eleitoral no país. Neste caso, é evidente que a velocidade dos crimes cometidos pelo candidato Jair Bolsonaro torna a pena sem eficácia.
Mais uma vez, o fascismo, as milícias, o crime organizado, a elite conservadora e atrasada e os empresários inescrupulosos poderão ser beneficiados pelos crimes que praticam sem que a sociedade consiga detê-los. A esperança é que o povo brasileiro consiga perceber a tempo que a violação da democracia poderá trazer consequências desastrosas para o país inteiro, inclusive para aqueles que apoiam as práticas bolsonaristas.
O pior é que todos nós sabemos que se Bolsonaro for derrotado, o Brasil ainda assim estará ameaçado pelo tão propagado golpe.