Diante de um cenário devastador causado pelas enchetes no Rio Grande do Sul, o deputado Matheus Gomes (PSOL) questiona o orçamento do estado para 2024, que prevê apenas R$ 50 mil para a Defesa Civil. "Esse é o orçamento do negacionismo climático, não compra nem um caminhonete! Ele (o governador Eduardo Leite) debocha do povo: só tira foto de colete nas cheias, mas não investe nada!", criticou o parlamentar
"Os números assustam: 28 mil pessoas estão fora de casa no RS. São 4 vezes mais do que as chuvas de setembro. Enquanto isso, o orçamento de Leite diminui as verbas da Defesa Civil pela metade em 2024. O governador poderia fazer diferente, mas escolheu o negacionismo climático", advertiu o Matheus.
O deputado criticou o governador Eduardo Leite e afirmou que os recursos destianados à Defesa Civil para o ano quem não são suficientes nem mesmo para adquirir uma caminhote. "Propus transferir R$ 5 milhões da verba de publicidade do governador para a criação de Planos de Adaptação às Mudanças Climáticas. A proposta atingiria 120 municípios com mais de 20 mil habitantes, mas Leite disse não! O governo orientou-se a derrubar nossa emenda. É a síntese de Leite: pura propaganda enganosa!". Matheus Gomes também criticou o prefeito de Porto Alegre em função de uma comporta que cedeu em consequência da pressão da água, alagando diversos quarteirões do 4⁰ Distrito. "Vivemos um desgoverno. Sebastião Melo e Eduardo Leite vivem sendo descobertos pela natureza, como se não existissem instrumentos tecnológicos, pesquisadores, universidades e entidades científicas capazes de orientar as políticas públicas para a crise climática. É uma tragédia!", escreveu via twitter.