top of page

DEBORAH FINOCCHIARO E ROGER LERINA COM NEI LISBOA NO THEATRO SÃO PEDRO PARA GRAVAÇÃO DO SARAU VOADOR


Deborah Finocchiaro e Roger Lerina recebem Nei Lisboa no palco do Theatro São Pedro para gravação do Sarau Voador “Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina”, que será transmitido nos dias 16, 17 e 18 de junho, às 20h, no site www.portoveraoalegre.com.br. Nei Lisboa é um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea. O cantor e compositor tem 11 discos lançados ao longo de mais de três décadas, além de já ter publicado dois livros. O músico gaúcho é o homenageado da edição especial do Sarau Voador no Porto Verão Alegre 2021, batizada com o nome do antológico álbum de estreia de Nei: “Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina”. Além dos anfitriões Deborah Finocchiaro e Roger Lerina, o encontro contará também com a presença do artista visual Alexandre Carvalho que fará sua pintura ao vivo.


SARAU VOADOR

Versátil e itinerante, o Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados reúnediferentes manifestações artísticas em um encontro marcado pela liberdade criativa, pela colaboração e pela transposição de linguagens. Contando sempre com convidados, o evento compartilha com o público os diversos olhares e leituras sobre um determinado tema, obra ou criador. Uma construção conjunta e participativa entre anfitriões, convidados e plateia, como no lema do sarau: “Junta todo mundo que é pro mundo melhorar”.


Desde março de 2018, foram realizadas em médias duas edições por mês, em diferentes espaços culturais da capital gaúcha, além de algumas cidades do interior do Estado e em Fortaleza (CE).


Durante este período de distanciamento social, foram realizadas três lives – para relembrar e celebrar as 30 edições presenciais – e quatro edições virtuais reunindo diferentes temas e convidados. No dia 30 de abril, estreou o programa de rádio/podcast “Estação Sarau Voador”, que vai ao ar toda última sexta-feira do mês na rádio e TV web Estação Democracia (http://www.estacaodemocracia.com), ficando disponível também no YouTube Sarau Voador e no Spotify do Sarau Voador.


NEI LISBOA

A carreira artística do músico se inicia em 1979 com os espetáculos "Lado a Lado" e "Deu pra ti Anos 70". O primeiro disco, “Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina”, é uma produção independente de 1983. Em 1984, Nei lança seu segundo disco, “Noves Fora”, e ao final de 1986 assina contrato com a gravadora EMI-Odeon, que resultaria em dois discos: “Carecas da Jamaica”, de 1987, pelo qual recebe o Prêmio Sharp de revelação pop/rock, e “Hein?!”, lançado em 1988. Em 1990, lança o romance “Um Morto Pula a Janela” pela editora Artes & Ofícios, relançado pela editora Sulina em 1999, com uma tradução francesa editada pela L’Harmattan em 2000. Em 1993, grava ao vivo no Theatro São Pedro o disco “Amém”, reunindo canções próprias e clássicos da música popular uruguaia, acompanhado por nove músicos de ambos os países. Nei volta ao disco em 1998 embalado pelo sucesso de “Hi-Fi”, um apanhado de clássicos da música pop e do repertório folk que influenciou o seu início de carreira nos anos 1970.

Nei Lisboa retoma a composição e “Cena Beatnik” é lançado em 2001. No ano seguinte, bandas e artistas gaúchos unem-se em um CD tributo, intitulado “Baladas do Bom Fim”, com releituras de 14 músicas do compositor. As canções de Nei participam da trilha de vários filmes gaúchos, como “Deu pra ti Anos 70”, “Verdes Anos” e “Houve uma Vez Dois Verões”. Em “Meu Tio Matou um Cara”, de Jorge Furtado, um dos principais temas é a canção "Pra te Lembrar", na interpretação de Caetano Veloso – música que também faz parte do CD “Relógios de Sol”, lançado em julho de 2003. O disco “Translucidação” foi lançado ao final de 2006. Em 2007, volta à literatura, reunindo crônicas publicadas ao longo da década na imprensa gaúcha sob o título “É Foch!”, lançamento da editora L&PM, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura no ano seguinte.


Nei revisita no palco o repertório de todas essas diferentes épocas com a turnê de “Vapor da Estação”, projeto contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, que passou em 2010 por nove cidades brasileiras. Em 2013, lança o álbum “A Vida Inteira”. No ano de 2015, grava ao vivo em Porto Alegre o álbum “Telas, Tramas & Trapaças do Novo Mundo”, com patrocínio do projeto Natura Musical. No final de 2016, Nei Lisboa & Salvagni Big Band estreia em Porto Alegre, reunindo o cantor e compositor e a nascente SBB, uma formação de 17 músicos sob a batuta do maestro Gilberto Salvagni, em torno do repertório clássico das big bands norte-americanas dos anos 1930 e 1940. Nei abre 2017 com a oitava edição de sua temporada de verão do show “NeilisPoa” no Theatro São Pedro e segue ao longo do ano mostrando seu trabalho autoral, com apresentações por todo o Estado, além de Belém do Pará, Brasília e Curitiba, dentro da nona edição do projeto Série Solo, nos teatros da Caixa Cultural.


FICHA TÉCNICA

Apresentação e Curadoria: Deborah Finocchiaro e Roger Lerina

Pintura ao Vivo: Alexandre Carvalho

Produção: Debora Bregalda

Assessoria de Imprensa: Grazieli Binkowski

Social Media: Gabrielle Gazapina

Captação e Edição de Imagens: Priscila Luz

Hino do Sarau (canção “Todo Mundo pro Mundo”): Laura Finocchiaro

Coordenação de Produção e Direção Geral: Deborah Finocchiaro

Parceria Cultural: Site Roger Lerina, Tomo Editorial e Festipoa Literária

Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados


SERVIÇO

O que: SARAU VOADOR – “Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina”

Quando: 16, 17 e 18 de junho | quarta, quinta e sexta | 20h

REDES SOCIAIS


PODCAST

 
 
esquinademocratica.com_edited.jpg

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
  • Facebook
  • Youtube
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page