top of page

"UM TEMPO PRA MIM", GRAVADO NAS MISSÕES, SERÁ DESTAQUES DA MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA

Um Tempo pra Mim vai ser um dos destaques da Mostra Ecofalante de Cinema, o mais importante evento audiovisual dedicado a temas socioambientais e que será realizado de 31 de maio a 14 de junho na capital paulista. Com direção de Paola Mallmann, o curta-metragem chama atenção pelo ineditismo. Foi rodado inteiramente em guarani e com não-atores indígenas da comunidade Tekoa Koenju de São Miguel das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. As exibições serão nos dias 2 de junho, às 16h30min na sala 4 do Espaço Itaú de Cinema Augusta, e em 8 de junho, às 17h na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo.

Com direção de Paola Mallmann, filme foi rodado inteiramente em guarani numa comunidade indígena de São Miguel das Missões. Curta-metragem será exibido na Mostra Ecofalante de Cinema, em São Paulo, no Festival Guarnicê de Cinema, em São Luís do Maranhão, e também irá ao ar no Canal Brasil. Mesclando ficção com linguagem documental, o filme mostra a história de uma menina indígena que fica menstruada pela primeira vez durante um eclipse. Uma descoberta marcada pelos costumes e tradições das mulheres da comunidade em que vive.

A ideia original do curta começou a ser concebida após eu participar de um seminário sobre educação menstrual com a colombiana Carolina Ramirez, que trabalha a perspectiva de ampliar a conscientização da importância da dignidade menstrual na vida das meninas e mulheres de diferentes nações com o propósito de desmistificar tabus e por uma perspectiva emancipatória. O potencial de conexão e relevância do tema, alinhada com os estudos sobre as culturas indígenas e com a aproximação já anterior com comunidades guarani, me despertou a vontade de conhecer melhor esta realidade, pesquisando e ouvindo a partir da troca com mulheres indígenas sobre esse momento da vida que é tão marcante e diverso — explica Paola Mallmann.

A produção conquistou o Kikito de melhor trilha musical na categoria de curtas-metragens brasileiros na última edição do Festival de Gramado. Venceu ainda o prêmio de melhor direção no 16º Curta Taquary, em Pernambuco. Com 21 minutos de duração e assinado pela Opará Cultural e Galo de Briga Filmes, o título foi realizado pelo edital Audiovisual Entre Fronteiras promovido pelo IECINE - Instituto Estadual de Cinema do RS.

Com produção executiva de Beto Rodrigues, Um Tempo pra Mim também será projetado em 14 de junho no Festival Guarnicê de Cinema em São Luís do Maranhão. O curta-metragem irá ao ar ainda no Canal Brasil no dia 5 de junho, às 13h, no programa Maratona Curta na Tela, e será reprisado em 11 de junho, às 7h.

Atualmente, Paola Mallmann está finalizando o seu primeiro longa-metragem Kunha Karai e as Narrativas da Terra, que acompanha um cenário recente do movimento das mulheres indígenas no Brasil. A previsão de estreia é no segundo semestre de 2023.

SINOPSE:

Florência fica menstruada pela primeira vez no mesmo dia em que ocorre um eclipse da Lua. Ela é criada pela avó e segue a rotina e os costumes de sua tradição mbya guarani. Recolhida do convívio social, Florência vive uma transformação. FICHA TÉCNICA:

Roteiro Produção e Direção: Paola Mallmann; Elenco: Juliana Almeida Timoteo, Clarice de Oliveira, Dona Elza, Patrícia Ferreira, Sebastião Mendes Gonçalves, Cipriana Ramires Almeida e Fernanda Minetto de Almeida; Produção executiva: Beto Rodrigues e Paola Mallmann; Assistentes de direção: Eduardo Cardoso, Luz Duarte (Missiones) e Carlota Araújo; Assistente de produção: Ana Luiza da Silva; Direção de Fotografia: Pam Hauber; Assistente de fotografia: Lidia Silva e Pará Reté; Direção de Arte: Ana Luiza da Silva e Paola Mallmann; Figurino e objetos: Ana Luiza da Silva; Som direto: Marcelo Armani; Montagem: Tyrell Spencer; Finalização de cor: Guillermo Rovira; Mixagem e masterização: Juan Quintans; Tradução Guarani-Português: Araci Gomes, Gerson Gomes e Jorge Morinico; Direção da musical: Tyrell Spencer e Paola Mallmann; Assessoria de produção musical: Ana Paola Oliveira; Músicas: "Nhanderekoa Kaaguy Porã" do Coral Ara'i Ovy e Conjunto Musical La Digna Rabia; "Música para um Tempo Grego" do UAKTI; Produção: Opará Cultural; Co-produção: Galo de Briga Filmes; Realizado através do edital Audiovisual Entre Fronteiras (IECINE/SEDAC RS).

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page