ESTADOS UNIDOS x VIETNÃ
Pra quem aguardava uma goleada das maiores campeãs em Copas do Mundo contra as estreantes vietnamitas, não foi bem assim. A seleção do Vietnã segurou bem contra as estadunidenses que marcaram dois gols no 1º tempo e outro na etapa complementar, fechando o placar em 3 a 0. Fora dos gramados, a diferença entre as duas seleções é gritante. Enquanto as jogadoras dos Estados Unidos têm apoio desde muito cedo e levam o futebol como profissão, as vietnamitas precisam conciliar a carreira esportiva com duplas e até triplas jornadas de trabalho.
ZAMBIA x JAPÃO
A equipe do Japão aplicou a maior goleada da Copa até agora, vencendo a seleção da Zâmbia por 5 a 0. O resultado só não foi maior porque dois gols e um pênalti foram anulados pelo VAR. Duas jogadoras da Zâmbia foram expulsas na partida. Curiosidade: Avell Chitundu atacante da Zâmbia, de 27 anos e 1,40m, é a jogadora com a menor estatura entre todas as atletas da Copa.
INGLATERRA X HAITI
A Inglaterra dominou a sua adversária, teve mais posse de bola, mas venceu o Haiti somente por 1 a 0 e com de pênalti. A seleção do Haiti surpreendeu positivamente o público e a crônica esportiva, enquanto as inglesas, atuais campeãs europeias, foram bem abaixo do esperado. A goleira haitiana, Kerly Théus, fez grandes defesas e impediu que o placar fosse maior.
DINAMARCA X CHINA
O jogo entre Dinamarca e China foi primeiro em que não houve pênalti. A partida estava quase terminando e o placar de 0 a 0 parecia inevitável. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, a dinamarquesa Vangsgaard, que havia entrado em campo fazia apenas 5 minutos, marcou o gol da vitória da sua equipe.
JOGOS DO DOMINGO
Suécia e África do Sul jogam às 2h da madrugada, Holanda e Portugal às 4h e às 7h da manhã tem o último jogo do domingo, entre França e Jamaica.
*Júlia Lanz é jornalista