A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começou a entregar os primeiros kits de alimentos para famílias indígenas em situação de insegurança alimentar no Rio Grande do Sul. A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e é realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Mais de 8 mil famílias das etnias Charrua, Kaingang e Guarani foram cadastradas para receber os alimentos fornecidos por agricultores familiares gaúchos. A operação emergencial terá quatro etapas até o final deste ano, totalizando aproximadamente 33 mil kits doados aos indígenas na capital e em 21 regiões gaúchas, conforme divisão das associações de municípios.
“É mais um esforço da Conab para amenizar situações críticas que atingem as populações mais vulneráveis no nosso país.
Adquirimos os alimentos para enfrentar uma emergência humanitária entre os indígenas gaúchos. Isso faz parte de uma definição do governo federal de recolocar a Conab como instrumento de enfrentamento à fome, seja para formular políticas, seja para executar políticas e ações emergenciais", disse o presidente da Companhia, Edegar Pretto. "Será a primeira entrega do PAA, justamente pela questão emergencial", completou.
No total, serão investidos R$ 5,5 milhões nesta ação operacionalizada pela Conab com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), das prefeituras dos municípios envolvidos e do Mesa Brasil Sesc.
Cada kit tem 21,2 kg e é composto de açúcar mascavo, arroz tipo 1, farinha de milho média, farinha de trigo tipo 1, feijão tipo 1, leite em pó integral, macarrão com ovos (espaguete) e linguiça mista defumada.
Regiões que serão atendidas pela ação da Conab:
Celeiro, Zona da Produção, Alto Uruguai, Planalto, Campanha, Nordeste Riograndense, Costa Doce, Centro, Metropolitana de Porto Alegre, Sul, Litoral Norte, Alto Jacuí, Carbonífera, Centro Serra, Missões, Vale do Rio Caí, Vale do Taquari, Vale do Rio do Sinos, Vale do Paranhana, Serra Gaúcha e Turismo da Serra, além da capital Porto Alegre.
Commentaires