A atriz e agora cineasta Carla Camurati lançou seu primeiro documentário na quinta-feira, dia 18 de novembro. "8 Presidentes e 1 Juramento: A História de um Tempo Presente apresenta a história dos presidentes brasileiros nos últimos 35 anos, revivendo a trajetória da democracia desde o movimento da Diretas Já até a posse de Jair Bolsonaro.
O ponto inicial do longa é a campanha das Diretas Já, seguido da posse de José Sarney após a morte de Tancredo. É curioso como não há narração, a produção optou pelas imagens contando a história, associando-as à recortes de jornais impressos de época e anúncios de rádio e televisão. Cenas de Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Lula.
A produção nacional de documentários sobre a história política recente do Brasil vem crescendo no país, mas nem sempre quantidade e qualidade caminham juntos. O documentário da diretora Carla Camurati recebeu inúmeras críticas, seja por ser uma obra simplória, por ser longo demais, por usar elementos gráficos repetidas vezes e também pelo conteúdo que não ajuda muito a compreender a própria política do país, sendo comparado a uma grande linha do tempo.
Direção, produção e roteiro - Carla Camurati Codireção - Mario Andrada Montagem - Joana Ventura, edt. Música original - André Abujamra Pesquisa de imagens - Antonio Venancio Coordenação de produção - Carlos Proença Edição de som e mixagem - Ariel Henrique e Luana Leobas Produção e distribuição - Copacabana Filmes Coprodução - Globo Filmes, Globo News e GloboPlay Este filme contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema FSA - BRDE - ANCINE.
Comments