top of page

BRASIL ULTRAPASSA A MARCA DE 200 MIL MORTES PELO CORONAVÍRUS E GOVERNO BOLSONARO CONTINUA NEGLIGENTE

O Brasil ultrapassou a marca de 200 mil mortes por Covid-19, nesta quinta-feira, dia 7 de janeiro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas o país registrou 1.524 óbitos, elevando para 200.498 o total de óbitos. Também foram registrados, neste mesmo período, quase 88 mil novos casos de Covid-19 no Brasil. Este é o novo recorde diário de infecções e o segundo maior número de mortes em um dia, desde o início da pandemia.

Apesar da expectativa da chegada da vacina, o país esta diante de uma iminente explosão de novos casos, em função do comportamento dos brasileiros durante as festas de final de ano. O crescimento do número de mortes e de contaminados também está associado à negligência do governo do presidente Bolsonaro e à falta de iniciativas para a compra da vacina, de agulhas e seringas. O sistema de saúde do país se aproxima de um colapso. Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais vítimas da covid-19, perdendo apenas para os Estados Unidos. Tanto Bolsonaro quanto o presidente norte-americano Donald Trump adotaram posturas semelhantes diante da pandemia, minimizando os riscos da doença.


As 200 mil mortes por coronavírus reduziram em quase dois anos a expectativa de vida dos brasileiros, de 76,5 para 74,6 anos, mostra estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). É a primeira vez desde a década de 1940 que a expectativa de vida cai. Sozinha, a covid-19 matou o triplo do que mortes por causas externas, como acidentes de trânsito e assassinatos.


HOMENS NEGROS E IDOSOS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DA COVID-19 NO BRASIL

De acordo com dados recentes do sistema nacional de monitoramento de doenças respiratórias (Sivep-Gripe), os mais atingidos pela pela Covid-19 no país são pessoas do sexo masculino, negras e idosas. O percentual de pessoas com 60 anos ou mais, entre as vítimas fatais, passou de 74,3% (em meados de 2020) para 75,87%. As 200 mil mortes por coronavírus reduziram em quase dois anos a expectativa de vida dos brasileiros, caindo de 76,5 para 74,6 anos, conforme estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Esta é a primeira vez, desde a década de 1940, que a expectativa de vida cai. A Covid-19, sozinha, é responsável pelo triplo de mortes em relação a causas externas, como acidentes de trânsito e assassinatos.

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page