top of page
Foto do escritorAlexandre Costa

"BORBOLETA VOA" REÚNE CRIANÇAS E JOVENS COM AUTISMO EM MUSICAL DE ENCERRAMENTO NO DOMINGO, ÀS 19H


"Borboleta Voa" marca o encerramento da terceira edição do projeto Uma Sinfonia Diferente RS, que envolveu famílias de jovens e crianças com autismo ao longo do ano e que vão se apresentar no próximo domingo (17/10), a partir das 19h, na sua página do Facebook. Desde fevereiro de 2021, o projeto acolheu aproximadamente 50 famílias, por meio de sessões semanais de musicoterapia, um processo terapêutico, adaptado ao formato remoto.


O musical contará com a participação das famílias que estiveram reunidas, a equipe terapêutica e os voluntários, que participaram das gravações no salão nobre da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), entre agosto e setembro. O encontro seguiu os protocolos e um cronograma rígido para que não houvesse aglomeração. Essas imagens vão ao ar enquanto a banda, formada por músicos profissionais voluntários, apresenta o repertório de canções escolhidas para esta edição. Dentre as canções, algumas de autoria da musicoterapeuta Graziela Pires (50 Tons de Pretas), e outras conhecidas do público como “Borboleta”, de Zélia Duncan, e “Voa”, da 50 Tons de Pretas. A direção musical do espetáculo é de Dejeane Arruée (50 Tons de Pretas). Os participantes desta edição tem idades entre 2 a 25 anos e são moradores de nove cidades do estado. A quarta edição já está sendo preparada, com o patrocínio da Natura Musical, e será em formato híbrido.


O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o ponto de partida para o tratamento com os estímulos adequados de acordo com o nível de comprometimento intelectual e cognitivo de cada criança. É um marco importante na busca por mais qualidade de vida para a criança, por isso envolve um processo delicado de avaliação comportamental. A ausência de características biológicas que identifiquem o transtorno dificulta o diagnóstico. Não há exames laboratoriais e de imagem que comprovem o quadro de autismo. A análise clínica é realizada através dos relatos dos pais e cuidadores das crianças. A identificação também é complementada com procedimentos clínicos, como entrevistas e dinâmicas, que auxiliam a entender o quadro e avaliar os prejuízos do desenvolvimento de cada criança.


CANÇÕES “Borboleta” e “Voa” são canções que marcaram as sessões e por isso entraram para a lista de repertório do musical deste ano. “A banda trará arranjos que não descaracterizem as músicas, mas que acrescentem sonoridades e resultem na beleza da simplicidade de cada canção, pensadas exclusivamente para o desenvolvimento dos participantes nas sessões”, aponta Dejeane Arruée.


A equipe promete ainda algumas surpresas e momentos para relembrar a caminhada desta terceira edição, que contou com Financiamento do FAC Pró-Cultura RS e parceiros. O projeto, inédito no RS, conta com equipe de voluntários totalizando mais de 60 profissionais e estudantes. Atendeu em 2019 mais de 30 crianças e jovens com autismo e suas respectivas famílias de forma presencial. Em 2020, data que marca o início da covid-19, atendeu mais de 40 famílias de forma remota, contando apenas com recursos próprios e, em 2021, segue de forma remota com quase 50 famílias.

Entre as participações especiais do projeto estão a atriz Deborah Finocchiaro, da Companhia de Solos & Bem acompanhados, que além de ser a voz das divulgações junto às rádios parceiras, faz intervenções cênicas durante o espetáculo com poemas e costuras cênicas. A Herta, personagem criada pelo ator Betinho Klein, da Curto Arte, estará presente em umas das homenagens durante o Musical, bem como o cantor Angelo Bandel Foreste.


O Uma Sinfonia Diferente RS segue se adaptando ao novo contexto, sem perder o foco de desenvolver as crianças e jovens com autismo através das sessões de musicoterapia. Pioneiro e único no Rio Grande do Sul, já faz parte da agenda cultural e de inclusão da Região Metropolitana e Vale do Sinos.


FINANCIAMENTO

A equipe promete ainda algumas surpresas e momentos para relembrar a caminhada desta terceira edição, que contou com Financiamento do FAC Pró-Cultura RS e parceiros. O projeto, inédito no RS, conta com equipe de voluntários totalizando mais de 60 profissionais e estudantes. Atendeu em 2019 mais de 30 crianças e jovens com autismo e suas respectivas famílias de forma presencial. Em 2020, data que marca o início da Covid-19, atendeu mais de 40 famílias de forma remota, contando apenas com recursos próprios e, em 2021, segue de forma remota com quase 50 famílias.

FICHA TÉCNICA

Imagens - Rubia Zelina (fotógrafa)

Equipe técnica multidisciplinar - Uma Sinfonia Diferente RS

Coordenação geral e musicoterapeuta responsável: Graziela Pires – Musicoterapeuta e Especialista em Autismo, Mestranda em Saúde Coletiva pela UFRGS

Coordenação de grupo de voluntários e Direção musical: Dejeane Arruée – Licenciada em Música, cantora e multi-instrumentista

Coordenação do grupo de pais: Mara Ritter – Mestre em Psicologia e Nutricionista

Coordenação do grupo de pesquisa e Co-terapeuta: Marylea Vargas – Profa. Dra, Psicóloga e Musicoterapeuta

Apoio e suporte técnico e terapêutico: Simone Steyer – Profa. Dra. em Psicologia especialista em TEA; Jaqueline Zuccari – Fonoaudióloga especialista em TEA; Paula Michaelsen Graf - Licenciada em Música, multi instrumentista; Ana Carolina de Campos – Pedagoga, Mestrando em Educação. Integrante da equipe da AMAV – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Viamão (RS)

Consultoria e assessoria: Patrícia Scossi – Jornalista e Gestora Cultural

Administrativo: Ilana Marques - Produtora Cultural; Selenir Kronbauer – Profa. Mestre em teologia

Supervisão: Isabela Dantas- Psicóloga responsável pela Supervisão Geral


PARCEIROS CDL NH, Master Hotéis, Cia de solos & bem acompanhados, Lual eventos, Faculdade IENH, AMAV, AMA - NH, Palácio da música, Unicred Vale dos Sinos, Q10 saúde, SESC Fecomércio Viamão, 44 Office, Curto Arte, Terra Amada, Tempo e Som, Divina Cria, Ibis Hotéis Novo Hamburgo, Fiel Produtora, Leandro Selister, Fotógrafa Rubia Zelina, Vídeo maker Vinicius Martins, Rita D´libra, Rádios União FM, FM Cultura e Alegria, Univates, Consonar, Banco de Alimentos, TVE e 50 Tons de Pretas.


BANDA (MÚSICOS VOLUNTÁRIOS) Andréia Steinmetz (voz), Luiz Dallastra (acordeon), Vicente Raul Lenz (sax), William Borba (guitarra), Xande Santos (guitarra, teclados), Lucky Alves (baterista e voz), Graziela Pires (voz), Dejeane Arruée (voz e trombone), Paula Michaelsen (voz).

bottom of page