top of page

BIDEN RETOMA OPERAÇÕES COM PORTOS E AEROPORTOS DA VENEZUELA E, MAIS UMA VEZ, SURPREENDE O MUNDO


O governo dos Estados Unidos autorizou nesta terça-feira (2/2) a realização de transações através de portos e aeroportos da Venezuela, a partir de uma nova regulamentação do Departamento do Tesouro, que criou a “licença 30A”. O presidente dos Estados Unidos Joe Biden anulou decretos de Donald Trump sobre operações portuárias e aeroportuárias na Venezuela, proibidas desde agosto de 2019.


Ao que tudo indica, Biden pretende restabelecer as relações com o país. No entanto, os EUA ainda mantem uma restrição relacionada ao petróleo. A nova licença não serve para atividades relacionadas à exportação de diluentes, produto essencial para a Venezuela processar seu petróleo pesado. Também foram mantidas as restrições a qualquer transação com pessoas ou entidades sujeitas a sanções pelo governo dos Estados Unidos.


Pelo menos aparentemente, a iniciativa dos EUA é uma demonstração de mudança na forma de se relacionar politicamente com o mundo e em nada lembra a hostilidade de Donald Trump. O atual presidente Joe Biden adotou medidas progressistas e de pacificação, o que melhora e muito a imagem dos norte-americanos diante da comunidade mundial.

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page