BAGÉ E PELOTAS ESTÃO COM BANDEIRA PRETA NO MAPA DE DISTANCIAMENTO CONTROLADO DO ESTADO DO RS
- Alexandre Costa
- 11 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

As regiões de Bagé e Pelotas estão com bandeira preta no mapa de distanciamento controlado, implementado pelo governo do estado do Rio Grande do Sul. Das outras 19 regiões, apenas Cruz Alta recebeu classificação final de bandeira laranja, de risco médio. As demais regiões, 18 no total, permanecem com bandeira vermelha, considerada de risco alto. Esta é a primeira vez que o Estado registra regiões em bandeira preta, consideradas de altíssimo risco epidemiológico para o contágio por coronavírus. De acordo com o governo, a classificação das regiões, em bandeira preta, se deve à redução de leitos de UTI livres e o aumento de casos de contágio e de internação por covid-19.
A bandeira preta é a restrição máxima prevista pelo modelo de distanciamento controlado, e significa que tanto a capacidade hospitalar como o contágio por coronavírus alcançaram níveis críticos na região. Estão em bandeira vermelha as regiões de Porto Alegre, Guaíba, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões. Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Taquara e Uruguaiana.
O Rio Grande do Sul registrou aumento em quase todos os indicadores monitorados pela equipe do distanciamento controlado. Houve elevação, nos últimos sete dias, de 14% nas hospitalizações por covid-19 (de 1.174 para 1.338 casos), que alcançou o maior número desde o início do monitoramento. Os números indicam também que este é o número mais elevado de pacientes em UTI, em leitos clínicos e de óbitos. As mortes cresceram 15% nesta semana, chegando a 409 registros.
Com o avanço da covid no Estado, o governo gaúcho ampliou restrições e suspendeu temporariamente o sistema de cogestão — mecanismo que permite que as regiões decidam por conta própria adotar restrições mais leves do que as determinadas pelo Palácio Piratini —, com adoção de fato das bandeira em vigentes. O mapa preliminar foi divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (11).
O mapa definitivo, após os recursos apresentados pelas prefeituras, será divulgado na segunda-feira (14), e valerá a partir da terça-feira (15). A suspensão vale até a próxima segunda, quando será anunciado o mapa definitivo para a próxima semana, quando o governo pode também divulgar novas medidas.