top of page
Foto do escritorAlexandre Costa

ATO PELO IMPEACHMENT DE BOLSONARO REUNIU CERCA DE 70 MIL PESSOAS EM PORTO ALEGRE, NO SÁBADO (3/7)


Em Porto Alegre, o ato político pelo Impeachment do presidente Jair Bolsonaro, realizado no sábado (3/7), reuniu cerca de 70 mil pessoas, de acordo com estimativas dos organizadores e de cálculos realizados a partir de fotos de diferentes ângulos. Na imagem acima, é possível perceber que parte da manifestação ocupa toda a extensão da Avenida Mauá. Os atos pelo impeachment de Bolsonaro foram realizados em 248 cidades do Brasil e também do exterior. Em pelo menos 26 cidades do Rio Grande do Sul foram registrados protestos contra o governo Bolsonaro.


O sol e as temperaturas amenas colaboraram para a adesão desta que foi uma das maiores manifestações políticas já realizadas em Porto Alegre, desde o processo de redemocratização do país. O ato iniciou com uma concentração no Largo Glênio Peres, ao lado da prefeitura, e com discursos de lideranças políticas, estudantes, sindicalistas, entre outros. Antes da caminhada, Raul Pont, ex-prefeito da capital, fez um pronunciamento representando a Geração 68, que é formada por militantes políticos que participaram dos movimentos políticos de resistência à ditadura militar, na linha de frente da luta armada e nas atividades que levaram ao restabelecimento da democracia no Brasil.

Em seguida, os manifestantes deram início à caminhada pela Avenida Borges de Medeiros, percorrendo a Júlio de Castilhos até as imediações do Shopping Popular, onde converteram à esquerda e seguiram pela Mauá, passando pela Usina do Gasômetro em direção ao Largo Zumbi dos Palmares, onde o ato foi encerrado. Os manifestantes seguiram à risca as orientações sobre o uso de máscaras.


Abaixo, seguem as inserções ao vivo realizadas pelo jornalista Alexandre Costa.


bottom of page