
Aline Kerber, eleita vereadora suplente pelo PSOL, assumiu uma das cadeiras da Câmara Municipal de Porto Alegre, substituindo Roberto Robaina, que está de licença saúde. No seu discurso de posse, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (21/2), a socióloga, especialista em segurança pública e presidenta da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD) anunciou que pretende trabalhar na criação do Programa Municipal de Crianças e Adolescentes Órfãos da Covid-19.
Durante o período em que substituirá Roberto Robaina, Aline Kerber assume também a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece). O combate ao fascismo e a luta contra os retrocessos, principalmente na área da Educação, foram alguns dos temas abordados durante a sua campanha. Eleita com 1.634 votos, Aline ressaltou a importância do trabalho realizado pela Pais e Mães pela Democracia, "uma Associação suprapartidária que luta pelo direito à educação livre, plural e democrática".
Aline Kerber lembrou ainda da ação civil pública impetrada pela AMPD que resultou na suspensão das aulas presenciais por dois meses no RS, quando o estado estava sob bandeira preta, em um dos piores momentos da pandemia, em fevereiro de 2021. Também fez referência à criação da Associação, após as eleições presidenciais, em 2018, quando alunos de diversas escolas particulares realizaram protestos em função da eleição de Jair Bolsonaro.
ROBERTO ROBAINA O vereador Roberto Robaina (PSOL) informou, pelas redes sociais, que está internado desde sexta-feira (18/2) no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, em função de uma infecção. Na postagem, Robaina afirmou que está confiante e espera receber alta, em breve, para retomar suas atividades na Câmara de Vereadores.