top of page

ACOMPANHE A MANIESTAÇÃO NA VILA CRUZEIRO: PROTESTO CONTRA A BM PELA MORTE DA JANE MACHADO DA SILVA


Acompanhe o protesto pela morte de Jane Beatriz Machado da Silva, servidora da Guarda Municipal de Porto Alegre. O ato ocorre na noite desta quarta-feira (9/12), na Vila Cruzeiro, na zona sul da capital gaúcha. Jane morreu durante ação da Brigada Militar. De acordo com vizinhos, Jane teria sido empurrada por um integrante da BM, quando estava em uma escada. Com isso, acabou caindo e batendo a cabeça, o que causou sua morte.


















VERSÕES DIFERENTES

Em nota, a Brigada Militar informou que a moradora teve um mal súbito e que a BM foi chamada para socorre-la, pois o Samu havia sido chamado, mas estava demorando para chegar ao local. Segundo a BM, ela chegou a ser levada ao Postão da Cruzeiro, mas não resistiu. A Brigada Militar considerou a manifestação pacífica e afirma que não houve confronto.


PELOTÃO DE CHOQUE

Durante o protesto, os moradores levantaram uma faixa com os dizeres: "assassino fardado" e "luto". O pelotão de Choque da Brigada dispersou os manifestantes com bombas de gás e balas de borracha. As vereadoras negras recém-eleitas Laura Sito (PT) e Karen Santos (PSOL) e Bruna Rodrigues (PCdoB), o vereador Matheus Gomes (PSOL), além do também vereador eleito Leonel Radde (PT) cobraram explicações da Brigada Militar e uma investigação mais detalhada sobre o fato.

 
 
  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page