
A websérie Confessionário – Relatos de Casa, dirigida por Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol, é uma das melhores produções realizadas durante a pandemia de coronavírus em todo Brasil. Na obra, as atrizes interpretam histórias reais de violência doméstica e de gênero. Na terceira temporada, que iniciou no dia 29 de março, em cinco dos nove episódios, as atrizes contam histórias pessoais. Os relatos são chocantes, comoventes e trazem à tona um tema que deixou de ser tabu e passou a fazer parte das estatísticas brutais do país.
Em 2020, o Brasil registrou 105.821 denúncias de violência contra a mulher de acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no dia 7 de março, na véspera do Dia Internacional da Mulher. No Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2020, em média, 53 mulheres foram agredidas por dia. O número total de registros (9.728), embora seja 9% menor em comparação com o mesmo período de 2019 (10.692), serve de alerta para os gaúchos, pois o número de mulheres assassinadas por questão de gênero faz do Rio Grande do Sul o quarto Estado com mais vítimas de feminicídio. Foram 51 mortes de janeiro a junho deste de 2020, 10 a mais que igual período de 2019, aumento de 24,4%.
Os números em relação à violência contra a mulher no Rio Grande do Sul demonstram um comportamento diferenciado em relação aos indicadores de violência urbana de forma geral, em que o estado é o nono colocado com mais registros de homicídio dolosos em 2020 (com 913 mortes, 6,9% a menos que em 2019), e o oitavo em vítimas de morte em situação de roubo (com 35 vítimas, redução de 12% em relação ao ano anterior). Os números evidenciam que a violência contra mulher é um problema a ser enfrentado no país e, especialmente, no Rio Grande do Sul.

Os relatos das atrizes, sejam eles interpretados ou vivenciados, faz com que os números das ocorrências e dos crimes contra as mulheres se tornem mais reais e que sejam vistos com maior atenção por toda a sociedade. A websérie Confessionário – Relatos de Casa demonstra que a violência quase sempre começa com discussões, ofensas e ameaças, passando a agressões físicas, com empurrões, tapas, socos e chutes e pode acabar em assassinato, chamado de feminicídio.
A primeira temporada de Confessionário estreou em agosto de 2020, quando estatísticas já apontavam que o confinamento gerado pela pandemia elevara os índices de violência doméstica no país. No ano passado, o Ligue 180 e o Disque 100 – canais para denúncia de violações de direitos humanos do governo federal – receberam 105.821 queixas de violência doméstica. Em média, 290 casos por dia.
Deborah Finocchiaro, atriz, diretora e idealizadora do projeto ressalta que um dos objetivos do Confessionário - Relatos de Casa é estimular as mulheres a se livrarem da culpa e do medo e a denunciar os agressores. Ao fim da maioria dos episódios, a advogada Gabriela Ribeiro de Souza, especialista em direitos da mulher, presta informações sobre tipos de violência, formas de denunciar entre outras informações úteis.

Uma questão interessante do ponto de vista da produção da websérie é que as dificuldades técnicas impostas pela pandemia, que determinaram que as gravações fossem à distância, com diretores, atrizes e equipe técnica trabalhando nas suas casas, acabaram sendo incorporadas à linguagem audiovisual do projeto. “Gravamos de forma remota, assumindo as oscilações da internet, pois buscamos gravar o real e a verdade de cada atriz em seus episódios”, explicou o cineasta Luiz Alberto Cassol.

Nesta segunda-feira, dia 12 de abril, a websérie Confessionário – Relatos de Casa veiculará o terceiro episódio da terceira temporada, que é realizada com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Aldir Blanc.
ONDE E QUANDO ASSISTIR
Quando: segundas e quintas-feiras, às 19h, no Canal do Confessionário no YouTube (www.youtube.com/confessionario ) e terças e sextas-feiras, 19h, no IGTV Instagram (www.instagram.com/confessionariorelatosdecasa/channel) e Facebook (www.facebook.com/confessionariorelatosdecasa/)
FICHA TÉCNICA – 3ª TEMPORADA
Criação, Direção e Roteiro: Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol Textos: Adaptação coletiva a partir de relatos de Gabriela Souza e outras histórias Preparação de Elenco: Deborah Finocchiaro
Elenco: Alice Ribeiro, Andrea Cavalheiro, Denizeli Cardoso, Juçara Gaspar, Kaya Rodrigues, Manuela do Monte, Mariana Abreu Marmontel, Suzete Castro Martinez e Tânia Farias
Direção de Fotografia: Freddy Paz
Direção de Produção: Amanda Gatti e Freddy Paz
Montagem e Desenho de Som: Leonardo Cappelatti
Trilha Sonora: Laura Finocchiaro
Design Gráfico: Luciano Ribas
Vinheta: Victor Teixeira dos Santos
Recursos de Acessibilidade: Audiodescrição – Marilaine Castro da Costa e Felipe Mianes | Legendas em Português – Marilaine Castro da Costa |Tradução e Legendas em Inglês: Pedro Mendes |LIBRAS – Simone Dornelles
Assessoria de imprensa: Padrinho Agência de Conteúdo
Social Media: Gabriela Rhoden Tellini
Assistência Técnica Lives: Debora Bregalda
Assessoria Jurídica: Gabriela Souza – Advocacia para Mulheres
Elaboração de Projeto: Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Amanda Gatti
Administração do Projeto: Elisete Idalgo
Assessoria Contábil: Carlos Augusto Fleig
Consultoria Astrológica: Amanda Costa
Assistência de Produção: Gabrielle Gazapina Guimarães
Produção Executiva: Amanda Gatti e Deborah Finocchiaro
Coordenação Geral: Deborah Finocchiaro
APOIO Rádio Univates FM, Rádio FM Cultura, Rádio União FM, Rádio Band News FM, Rede Estação Democracia e Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid) Realização e Produção: Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Filmes de Junho
Projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – EDITAL SEDAC – Produções Culturais e Artísticas – Lei Aldir Blanc.
SIGA AS REDES www.youtube.com/confessionario www.instagram.com/confessionariorelatosdecasa/channel www.facebook.com/confessionariorelatosdecasa/
ACOMPANHE NOSSO PODCAST: Spotify: https://sptfy.com/dv7F e também no Google Podcast e Apple Music