4º EPISÓDIO DO “ESTAÇÃO SARAU VOADOR” TERÁ HOMENAGEM A LORY F., SEXTA (30/7), A PARTIR DAS 20 HORAS
- Alexandre Costa
- 23 de jul. de 2021
- 4 min de leitura

No quarto episódio do programa, intitulado “Lory F. – Você vai ser obrigado a me escutar”, Deborah Finocchiaro e Roger Lerina conversam com os músicos Laura Finocchiaro e Ricardo “King Jim” Cordeiro, sobre a vida e a obra da multiartista Lory F.
Lory F., ou Lorice Maria Finocchiaro, porto-alegrense, nascida em 24 de setembro de 1958, é uma figura essencial para o rock’n’roll brasileiro. Desde o final dos anos 1970, a baixista, cantora, compositora, produtora musical e desenhista fez parte de diversas bandas, como Cor de Rosa, Sempre Livre, Sombras da Noite, Pretty Woman Band e a sua Lory F. Band. Vivendo e produzindo com intensidade, Lory faleceu em 11 de agosto de 1993, em função de complicações da AIDS, deixando o antológico disco póstumo "Lory F. Band”, lançado em 1996. Com produção das irmãs Laura e Deborah Finocchiaro e da amiga Fernanda Chemale, o álbum traz Lory como vocalista, baixista e líder da banda que reunia músicos de peso como Ricardo “King Jim” Cordeiro no sax e voz (principal parceiro de composição de Lory), Marcinho Ramos e Marcelo Fornazier nas guitarras e Edinho Espíndola e Edinho Galhardi na bateria, Chico Ferreti e Edu K.
Referência no cenário musical independente desde a década de 1980, a gaúcha Laura Finocchiaro fez sua estreia como autora e cantora em 1982, com o show “Minha Grande Paciência Ser Gente”. A grande influência musical de Laura foi a irmã mais velha Lory F. "Tudo o que eu escutava, de Mutantes a Pink Floyd, passando por Jimi Hendrix, Janis Joplin, Genesis, The Who e Rolling Stones, era Lory quem me mostrava", lembra Laura. O primeiro estúdio nasceu na casa delas, assim como a primeira banda que fizeram juntas: a Pau e Pedra Musical Clube.
O músico Ricardo Cordeiro é parte fundamental da história do rock gaúcho. Com o nome artístico de King Jim, o vocalista, saxofonista e radialista começou sua carreira de sucesso como um dos integrantes da banda de rock’n’roll Garotos da Rua, que alcançou sucesso nacional. Em seus 40 anos de dedicação à arte, gravou e cantou com músicos como Humberto Gessinger, Antônio Villeroy, Ira!, Nasi, Nei Lisboa, TNT, Pepeu Gomes, Sandra de Sá e outros. Contribuiu com trilhas musicais para teatro e cinema e foi coordenador de Música do Rio Grande do Sul, atuando na Casa de Cultura Mario Quintana. Além da carreira solo, formou a banda Justin & King
Jim, com o guitarrista Justin Vasconcelos, também ex-integrante da Garotos da Rua. Desde 2013, faz parte da banda Los 3 Plantados, ao lado de Bebeto Alves e Jimi Joe. Os três músicos já fizeram algum transplante de órgão, e através do trabalho artístico buscam colaborar com um movimento nacional de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.
O quarto programa do “Estação Sarau Voador” vem na trilha das homenagens realizadas a Lory F. No dia 23 de julho, o disco póstumo "Lory F. Band” estará em todas as plataformas digitais, com apoio da gravadora Cogumelo Records e distribuição da Nikita. A partir de 24 de julho, a Casa de Cultura Mario Quintana recebe a exposição “Lory F. - Você Vai Ser Obrigado a Me Escutar”, com curadoria de Joana Alencastro. Além da mostra apresentada na Sala Radamés Gnattali, a CCMQ lança um mini documentário sobre a vida e a obra da homenageada, com direção do jovem cineasta Fredericco Restori. A iniciativa da CCMQ reafirma e eterniza a memória e o legado de Lory Finocchiaro ao dar o nome de Lory F. ao palco também situado no quarto andar da instituição.
Com duração de cerca de 60 minutos, o “Estação Sarau Voador” irá ao ar na sexta-feira, dia 30 de julho, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 12h, e quintas-feiras, às 20h, na RED - Rede Estação Democracia pelo YouTube e Facebook, ficando disponíveis também no YouTube Sarau Voador e no Spotify do Sarau Voador.
Toda última sexta-feira de cada mês um novo episódio, com convidadas e convidados e temas inéditos, reafirmando o lema do Sarau Voador: “Junta todo mundo que é pro mundo melhorar”. Os dois primeiros episódios do “Estação Sarau Voador” estão disponíveis no canal do Youtube e no Spotify do Sarau Voador. Em “Primeiro Voo” e “Em Pleno Voo”, Deborah e Roger relembraram os melhores momentos do Sarau Voador em suas 34 edições. O terceiro episódio, “Mundo Catto”, contemplou a obra de Filipe Catto, que teve a própria cantora e compositora como convidada.
Sobre o Sarau Voador
Desde março de 2018, foram realizadas em média duas edições por mês do projeto, em diferentes espaços culturais da Capital e do interior do Rio Grande do Sul, além do Ceará.Durante este período de distanciamento social, foram realizadas três lives e quatro edições virtuais, trazendo diversos temas e convidados. Versátil e itinerante, o Sarau Voador reúne variadas manifestações artísticas em um encontro marcado pela liberdade criativa, pelo compartilhamento e pela transposição de linguagens. Contando sempre com convidados, o evento compartilha com o público os diversos olhares e leituras sobre um determinado tema, obra ou criador. Uma construção conjunta e participativa entre anfitriões, convidados e plateia.
Ficha Técnica
Apresentação e Curadoria: Deborah Finocchiaro e Roger Lerina
Convidados: Laura Finocchiaro e Ricardo ‘King Jim’ Cordeiro
Pintura ao vivo: Alexandre Carvalho
Técnica e Edição: Bábiton Leão
Assessoria de Imprensa: Grazieli Binkowski
Social Media: Gabrielle Gazapina
Hino do Sarau (canção “Todo Mundo pro Mundo”): Laura Finocchiaro
Produção: Debora Bregalda e Gabrielle Gazapina
Coordenação Geral: Deborah Finocchiaro
Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados
Serviço O que: O quarto programa de rádio / podcast “Estação Sarau Voador” na edição "Lory F."
Quando: 30 de julho, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 12h, e quintas-feiras, às 20h
Onde: RED – Rede Estação Democracia, no YouTube e no Facebook. Todos os programas também ficam disponíveis no YouTube Sarau Voador e no Spotify do Sarau Voador.
Assista a trechos das edições do Sarau Voador no YouTube e siga as redes: