
Parlamentares da oposição promoveram no fim da tarde desta quarta-feira 20 um ato de protesto contra o vandalismo do deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) praticado ontem (19), quando arrancou e pisoteou um cartaz que integrava uma exposição contra o racismo na Câmara, na véspera do Dia da Consciência Negra.
O ato dos deputados de oposição aconteceu no corredor de exposições da Câmara, onde está instalada a mostra “(Re)existir no Brasil: Trajetórias Negras Brasileiras”, promovida pela própria Câmara Federal. Durante o ato, os parlamentares gritaram "Fascistas, racistas, não passarão".
Eles também improvisaram a recolocação da charge do cartunista Carlos Latuff, que ilustrava o cartaz que foi destruído pelo deputado do PSL, com a colagem de uma impressão da arte em uma folha de sulfite.
Em entrevista ao 247 nesta quarta-feira 20, Latuff cobrou uma iniciativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que o quadro fosse recolocado na exposição. "O mínimo que se espera do Congresso Nacional, na pessoa de Rodrigo Maia, é que essa charge volta à exposição, porque, se isso não acontecer", diz o artista, "a censura estará institucionalizada".
PUBLICADO ORIGINALMENTE EM: