top of page

PERSONALIDADES BRASILEIRAS DENUNCIAM AO MUNDO A PRISÃO DE LULA E O ATAQUE À DEMOCRACIA BRASILEIRA

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

Um grupo de 14 personalidades brasileiras assinou um manifesto histórico para denunciar ao mundo o ataque à democracia e ao estado de direito. O documento, assinado por Chico Buarque, Raduan Nassar, Dalmo Dallari, Sebastião Salgado, Bresser-Pereira e Marilena Chauí, entre outros, chama a atenção da sociedade brasileira e da comunidade internacional para a grande injustiça que vem sendo cometida contra o ex-presidente Lula.

Além de atingir o cerne da cidadania, do estado de direito e da verdadeira justiça no Brasil, o manifesto alerta para o fato de que o processo contra o ex-presidente Lula foi "cruel, conduzido com parcialidade e com objetivos políticos".

Em dezembro de 2015, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, a Operação Lava Jato trabalhou de forma sistemática para prender o ex-presidente Lula. A grande mídia colaborou para criar uma imagem negativa em relação a Lula, relacionando-o aos casos de corrupção no país. Do momento em que Sergio Moro começou a espionar o ex-presidente até agosto de 2016, o Jornal Nacional (TV Globo) dedicou 13 horas de notícias contra Lula, o que representa quatro minutos por noite. Os números foram divulgados pelo Laboratório de Estudos de Mídia da UERJ. Desta forma, o país foi preparado para a denúncia do PowerPoint de Deltan Dallagnol, que viria em setembro. Foi a maior campanha jamais vista contra um líder brasileiro, precedendo a prisão injusta e a cassação da candidatura de Lula em 2018.

LEIA O DOCUMENTO

Somos brasileiras e brasileiros de diversas origens, atividades e convicções, unidos por uma comunhão de valores: democracia, justiça e respeito aos direitos humanos. Neste momento grave na história de nosso país, consideramos nosso dever chamar a atenção da sociedade brasileira e da comunidade internacional para a grande injustiça que vem sendo cometida contra um líder que encarna aqueles valores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por entendermos que a prisão de Lula atinge o cerne da cidadania, do estado de direito e da verdadeira justiça no Brasil, apoiamos e divulgamos este documento que denuncia os abusos e ilegalidades de um processo cruel, conduzido com parcialidade e objetivos políticos. E como não há nada oculto que não venha a ser revelado, está nas mãos do Supremo Tribunal Federal corrigir esse erro, para restabelecer a verdade e proporcionar a pacificação democrática do país.

Celso Amorim, diplomata

Chico Buarque de Hollanda, compositor

Dalmo de Abreu Dallari, jurista

Gilberto Gil, músico

Kleber Mendonça Filho, cineasta

Leonardo Boff, teólogo

Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista

Maria da Conceição Tavares, economista

Maria Victoria Benevides, socióloga

Marilena Chauí, filósofa

Paulo Sergio Pinheiro, cientista político

Raduan Nassar, escritor

Rogério Cezar de Cerqueira Leite, físico

Sebastião Salgado, fotógrafo


bottom of page