top of page

STF DECIDE QUE LGBTFOBIA É CRIME


Nesta quinta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento da criminalização da homofobia. Com seis votos, a maioria dos ministros do STF já apoia que a violência e a discriminação contra pessoas LGBTs seja equiparada ao crime de racismo até que o Congresso legisle sobre. O julgamento e as duas ações sobre o tema tiveram os votos favoráveis de Rosa Weber e Luiz Fux, que se juntaram aos dos ministros Celso de Mello, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Outros cinco ministros ainda precisam votar. Porém, a posição não pode mais ser derrotada. Ainda não se sabe, contudo, se o Supremo irá determinar um prazo para que o Congresso crie uma lei específica sobre as práticas de violência contra homossexuais e transexuais. A matéria vem sendo analisada pela Corte desde fevereiro, por conta da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26 e pelo Mandado de Injunção (MI) 4.733.

Enquanto ativistas LGBTs se manifestam em frente ao STF à espera do julgamento, a corte debate, do lado de dentro, se a Criminalização da LGBTfobia entrará em pauta hoje ou não. Nomes de peso como Daniela Mercury e Ruth Venceremos, já se somaram ao grupo para pressionar os ministros para que a votação de fato continue hoje e dê fim a anos de espera pela criminalização.


Fotos: Mídia NINJA


 
 
esquinademocratica.com_edited.jpg

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
  • Facebook
  • Youtube
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page