top of page

Greve geral muda o cenário político do Brasil


O balanço da GREVE GERAL que parou o Brasil na sexta-feira, dia 28 de abril, indica que o governo de Michel Temer está com os dias contados e que a renúncia seria a saída mais digna. O dia em que o Brasil parou entra para a história como a maior greve geral já realizada no país. No domingo (30/4), foi divulgada pesquisa do Datafolha, indicando que 85% dos brasileiros exigem diretas-já e o querem Temer longe do Palácio do Planalto. A rejeição do presidente golpista e o seu pacote de retrocesso políticos e sociais faz com que sete em cada dez brasileiros sejam contra a reforma da Previdência, um a das bandeiras do seu governo. A situação de Temer chega a ser dramática, pois foi colocado no poder por meio de uma conspiração, amparada pela grande mídia, pelo judiciário e pela quadrilha de políticos corruptos e sua imagem está tão desgastada que ele passou a ser tratado como um peso para os seus mentores e seus aliados.

Na sexta-feira, o Brasil amanheceu com ruas vazias, ônibus, metrôs e trens parados, fábricas fechadas, ruas bloqueadas e aeroportos parados. A greve unificou a luta das grandes centrais sindicais e a população aderiu aos protestos, em uma clara demonstração da contrariedade em relação aos cortes de direitos promovidos pelas reformas trabalhista e previdenciária. Dezenas de categorias de trabalhadores aderiram ao dia nacional de paralisação nos mais diversos ramos da economia, parando transporte, escolas, bancos e indústria em todo o país. Na saúde, os trabalhadores garantiram 10% de efetivo para garantir o funcionamento dos hospitais, unidades básicas, prontos-socorros, priorizando o atendimento às emergências. Em 22 estados, os bancários aderiram a greve, somando-se aos metalúrgicos, aos comerciários, químicos, petroleiros e trabalhadores de saneamento básico e dos Correios, além de professores e funcionários públicos.

As reformas propostas pelo governo de Michel Temer e suas ações sorrateiras serviram apenas de combustível para incendiar a população. O povo foi às ruas em defesa do Brasil, mas fundamentalmente porque se deu conta que o golpe era golpe.


 
 
  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page