top of page

EM TEMPOS DE GOLPE, UMA JUSTA HOMENAGEM A ICO LISBÔA

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

O músico gaúcho Raul Ellwanger enviou um clip em homenagem a Ico Lisboa (Luiz Eurico Tejera Lisbôa), irmão do músico Nei Lisbôa, militante político brasileiro, preso pela ditadura militar em 1972 e desaparecido desde então. O caso foi investigado pela Comissão da Verdade, que apura mortes e desaparecimentos na ditadura militar brasileira. Ico iniciou sua militância no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Anos mais tarde passou a integrar o Partido Comunista Brasileiro, a VAR-Palmares e a Ação Libertadora Nacional. Em março de 1969, casou-se com Suzana Keniger Lisbôa e em outubro do mesmo ano, o inquérito policial-militar no qual tinha sido absolvido por unanimidade foi reaberto à revelia. Ico Lisbôa foi condenado a seis meses de prisão, o que levou o casal a optar pela clandestinidade. Esteve algum tempo em Cuba, retornando ao Brasil em 1971, na tentativa de reorganizar a ALN em Porto Alegre. Foi preso em circunstâncias desconhecidas em São Paulo, na primeira semana de setembro de 1972. A suposição é de que tenha morrido poucos dias depois, sob tortura, aos 24 anos de idade. Em junho de 1979, o Comitê Brasileiro pela Anistia conseguiu localizar o corpo de Ico, enterrado com o nome de Nelson Bueno, no Cemitério Dom Bosco, em Perus, São Paulo. Foi o primeiro dos desaparecidos políticos do período da ditadura militar a ser localizado.


  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page