ÚLTIMA SEMANA DA EXPOSIÇÃO DE ZORAVIA BETTIOL – A ARTISTA E SUA CIDADE, UMA DUPLA HOMENAGEM
- Alexandre Costa
- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

A exposição Zoravia Bettiol – A artista e sua cidade, uma dupla homenagem segue até o próximo domingo, 8/5. A entrada é franca e a visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h. A mostra também é alusiva aos 250 anos da capital gaúcha, local de nascimento da artista de 86 anos que realizou mais de 500 exposições individuais e coletivas em várias partes do mundo.
São 48 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, tapeçarias e headdress, com a curadoria de André Venzon, integrando a quinta edição do projeto Seleção Ecarta, que homenageia um artista a cada ano. Trinta convidados escreveram sobre uma das obras da artista em exposição. Os textos estão postados ao lado de cada peça, bem como no site da Fundação Ecarta e redes sociais da Galeria.
Visita e entrevista
No dia 25 de abril estreou o projeto Ecarta Visita com uma incursão ao atelier da artista, abrindo um circuito pelos ateliês dos que integram a programação 2022 da Galeria Ecarta, mostrando seus espaços, processos de criação e obras, buscando aproximar o público das artes visuais.

A Galeria inaugura também o projeto Ecarta Entrevista realizando uma série de entrevistas-arquivo com os artistas que integram a programação anual. A estreia deste projeto ocorre no próximo domingo, 8, das 17h às 18h, quando o jornalista cultural, comunicador e crítico de cinema Roger Lerina entrevista Zoravia Bettiol.
Lerina é o convidado para ser o interlocutor desse diálogo com os artistas. O objetivo é aprofundar os aspectos do processo criativo de cada um, o papel social das artes visuais e sua contribuição nos projetos de futuro da sociedade, indo além dos aspectos formais e curatoriais. O encontro ocorre na sala 3 da Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943), é aberto ao público, tem entrada franca e não necessita de agendamento.
Além de Zoravia Bettiol estarão na Galeria Ecarta nesse ano Maria Tomaselli, Xadalu Tupã Jekupé, Sandro Ka, Leonardo Lopes, Pedro EMCB, entre outros.
Informações www.ecarta.org.br